terça-feira, 1 de abril de 2014
 
LUIS FERNANDO É UMA "ORDEM DE SERVIÇO" 

Por Ed Wilson 

Os blogues, jornais e rádios controlados pelo governo do Maranhão entraram em uma espécie de fadiga pré-eleitoral, numa tentativa desesperada de tirar do chão a candidatura de Luis Fernando Silva (PMDB).

Nunca antes na História do Maranhão uma eleição foi tão difícil à oligarquia Sarney. Com toda a força da máquina do governo, um gigantesco aparato de mídia, currais eleitorais, cooptação de prefeitos e dinheiro sobrando, é muito difícil inventar Luis Fernando.


Nos blogues alinhados ao governo, há um excesso de fotografias e matérias chapa-branca, tentando de toda maneira dar visibilidade ao candidato.

Foto 2 - Secretário assina ordem de serviço para pavimentação da MA 278, em Barão do Grajaú foto Dilmara Tavares
Luís Fernando com sua amiga inseparável: sem o papelzinho aí da foto a candidatura não anda

Luis Fernando foi deslocado da Casa Civil para a Secretaria de Infra-Estrutura, onde teoricamente ganharia status de realizador. Não funcionou. Ele continua no fim da fila nas pesquisas.



O candidato da oligarquia já não é uma pessoa, é uma "ordem de serviço", transformou-se em um apetrecho publicitário que cansa o eleitor antes do tempo.



A cada duas postagens dos blogues alinhados ao governo, uma é relacionada aos feitos de Luis Fernando, sempre assinando "ordens de serviço" para isso e aquilo. 


Todo mundo sabe que parte das obras não sairão do papel. As manchetes dos blogues e jornais viciados servem para construir um imaginário sobre o candidato, como se ele fosse um grande administrador, empreendedor, visionário até.

A Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Maranhão, onde há bons profissionais, comete o erro de transformar Luis Fernando em uma visagem. Ele não é mais um ser humano, é uma "ordem de serviço", um político de papel, sem carisma nem afeto junto ao povo.

Não tem marketing que dê jeito em candidato assim. Ele cansa o eleitor, provoca desinteresse e falta de interatividade.



É o típico caso em que o excesso de exibição da imagem joga contra a candidatura. Muito barulho por nada, como diz o filme.



O pessoal competente da Secom sabe disso, mas não tem outra saída, porque o candidato é tecnicamente preparado mas não tem cheiro de povo nem de voto.

Uma coisa é ser prefeito na paróquia de Ribamar, em circunstâncias muito favoráveis. Outra é disputar uma eleição majoritária no Maranhão.



Quanto mais aparece em fotos, títulos e textos, menos Luis Fernando interessa ao povo. Falta pouco tempo para reinventá-lo e as pesquisas desesperam o Palácio dos Leões.



Tudo indica que o Maranhão vai tremer em 2014.



Ed Wilson é professor de Comunicação, jornalista e blogueiro. 

2 comentários:

  1. Ed Wilson não nega a ninguem ser muito competente nas avaliações, não é a toa que é professora na rua e na UFMA
    MuITO orgulhosa de voce meu mestre, pois acertou mais uma vez. Dani- Radialismo-UFMA

    ResponderExcluir
  2. OS IMPERDOÁVEIS:

    26 de março de 2014 16:08
    FIASCOS DE POLÍTICOS
    ( Flavio Dino e Luiz Fernando )
    “Os dois polítiquinhos mais escrotos e medíocres dos últimos temos para as próximas semanas eleitorais.”
    “O povo do maranhão é vítima destes fiascos porque só aposta e elege político fraco.”
    “Um povo inconsequente que só gosta de embromação e vende o próprio voto nunca vai ser forte.”
    “O negócio destes contra-projetos de políticos é não fazer absolutamente nada, bancados com o dinheiro suado do povo.”
    “São políticos fracos por não terem visão nem projeto algum, porque o ponto fraco deles é só o filé do dinheiro vivo do povo no osso morrendo pra se vender.”
    “Estes políticos infelizes não possuem amor próprio quando emporcam os seus próprios nomes com tanta sujeira e atos escandalosos, como terão amor pelo voto de confiança do povo que os elege.”
    “São políticos medrosos que vivem escondidos e apartados das ruas, das praças, das escolas, das igrejas, do comércio, das feiras, dos bares, das padarias, das lanchonetes, dos restaurantes, das mulheres, da noite, do sol quente no cotidiano comum dos cidadãos, do convívio legítimo e natural com a base boa da sociedade que presta e paga suas contas fraudulentas, de estender a mãos pra apertar as mãos dos eleitores manipulados que de conformados só votam neles próprios, apenas neles, só neles. Devem procurar por os pés no chão da realidade que os aguenta, que os mantém efetivamente, pra sentir a alma e o espírito da nossa terra original pulsando, pedindo, esperando, para eles abrirem os portões dos seus corações e das suas casas para o povo entrar pra abraçar.”
    “Quem viu algum dia estes carinhas aê por aí conduzindo suas vidas de forma simples, espontânea, desafetados como as pessoas normais às levam. Eles curtem mesmo é passar os dias e as noites conferindo a grana do povo com os seus caixas podres blindados, enquanto isso, suas mulheres de faixada se arrastam pelas salas, pelas camas, pelos corredores inconsoláveis, consumidas e capadas pela morbidez assexuada dos falsos maridos capeiados nessa “rica” indiferença.”
    “Eles têm medo até da própria sombra, como enfrentarão um dia as suas mulheres, as suas verdades e as suas vaidades, pra poderem emitir aquela luz própria que tira os povos e as nações da escuridão.”
    CABRA BOM falou tá falado!!!!
    “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”—Platão—
    “Pai afasta de mim este cálice.” –Jesus Cristo--

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB