quinta-feira, 1 de maio de 2014
Somos Todos Macacos. Ou idiotas

Por Fernando Atallaia
Editor de ANB Online
Direto da Redação 

Que o preconceito racial no Brasil ou em qualquer país do mundo deve ser combatido, disso ninguém duvida. Agora que o aproveitamento de atitudes originais como a do jogador Daniel Alves devem servir à publicidade e propaganda é algo a se questionar. E isso não resta dúvidas. 
O jogador que impeliu o torcedor a repensar sua condição de mesquinharia moveu o povo brasileiro e fez um golaço na rede do debate. Atitude desprovida de maiores interesses. 

622_5363a217-1990-3f20-98c6-fdea5afc6360
O jogador Daniel Alves: gesto simples e espontâneo contra um Brasil racista que diz amar o futebol
Dada a repercussão do acontecimento  em nível nacional proporcionada pelas redes sociais, o capitalismo não deixou por menos. Neymar, um jogador sem nenhuma expressão na esfera do engajamento social ou postura crítica, foi imediatamente escalado. Aparece com o filho fotografado com uma banana. Ambos, aliás, embananados. 

Neymar posta foto com banana em apoio a Daniel Alves Foto: Reprodução Instagram
Campanha controversa: agência publicitária escala Neymar, símbolo de uma juventude brasileira ''alienada''. Para tentar ofuscar atitude original do colega, só agora ele é consciente da questão
Outro sujeito que vive da exploração midiática da tragédia brasileira diária sem se importar com a realidade do País, o apresentador de TV Luciano Huck lança uma campanha de grife com a agora  emblemática e potente frase ‘’Somos Todos Macacos’’, à venda em formato de camisa por nada mais nada menos que R$ 69, 00. Angélica, mulher de Huck, engrossa o caldo e faz cara de mal ao fotografar com o marido. Quer passar a ideia de que é radicalmente contra o preconceito. Ou derrubar do forte reconhecimento Daniel, onde tudo começou.
Enquanto isso as agências de publicidade responsáveis pela conversão do gesto simples do jogador  em estratégia de marketing(massificadora) tentam ofuscar o verdadeiro autor da iniciativa que já vem sendo até questionado e vilipendiado pelo fato de ter comido a banana do antirracismo. 

Luciano Huck, Angélica e Neymar apoiam Daniel Alves após ato de racismo
Luciano Huck e a mulher Angélica aproveitando o nicho: caras de mau e camisa de 69 reais

Nesse jogo depredatório fica claro que não há espaços para outros ‘’heróis’’. Tudo deverá passar por 'Neymar' com a devida chancela das organizações Globo, onde Luciano e Angélica tentam boicotar a ação de Daniel(ou fragmentá-la) juntamente com os demais colegas oportunistas da TV aberta. Uma forma de mostrar que além de macacos também temos que ser idiotas. Mas também uma forma de revelar que a tradição do brasileiro é ainda para o sensacionalismo e a endemia de atitudes que lhe deveriam ser -ao contrário- regras de conduta e de  posicionamento sem que necessariamente bananas e macacos tivessem que ser invocados.


4 comentários:

  1. A globo pegou no ar nem se fala mais no cara que comeu a banana já deram uma banana pra ele e tchau isso é Brasil. Hehehehe Carlinho borracheiro amigo do famoso vereador beto

    ResponderExcluir
  2. O que não se faz por dinheiro, se ver direito esses dois nem gostam de banana, mas comem.
    É lamentável.
    Mércia conjunto Cohabiano

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Excelente texto. Nenhum deles é contra o preconceito porcaria nenhumas, são meros aproveitadores da ideia alheia em beneficio próprio. Porque nunca atacaram o racismo no Brasil em seus programas de TV? Agora querem aparecer defendendo aquilo que eles negam. ladrões de ideias nojentos.
    Maria Rita Catanhede – Ciências sOciais-UFMA

    ResponderExcluir
  4. Eu nem comento, Neymar com a duplinha aí em cima vivem de alienar a população com essas publicidades e ganham milhões a custa disso. Raimundo Gama, da Janaina

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB