terça-feira, 10 de junho de 2014
Coluna do Fernando Atallaia
Política, Cultura e Realidade na Grande São Luís

Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte

Cresce insatisfação com a gestão de Josemar em Paço

O tempo fechou em Paço do Lumiar. Apresentando grande rejeição por parte da população local, a gestão do prefeito Josemar Sobreiro (PR) vem sofrendo inúmeros vieses tanto na esfera interna da administração quanto nas ruas do município.

Já caminhando para a consolidação de um cenário de insatisfação generalizada, Josemar e sua gestão parecem não ter os pés no chão: ignoram o fato de grande parte de seus aliados hoje lhe fazerem oposição naquela que seria a gestão salvadora da cidade. O prefeito que, dia após dia, vem se assemelhando a sua antecessora Bia Venâncio nas atitudes e trejeitos não esconde a incompetência para a coisa pública.

Josemar: cada vez mais parecido com Bia
Sobreiro assim como Bia estampa um largo sorriso alheio ao caos que vem assolando Paço do Lumiar nos últimos seis meses. A diferença é que o desgaste de Venâncio só se fez sentir com maior proeminência aos últimos 15 meses de sua administração. Josemar e sua gestão, no entanto, já entraram em processo de total autodestruição a menos de dois anos. Mas era previsível!

Raposa segue com a pior administração de sua história

O prefeito Clodomir Oliveira, segundo apurou a Coluna, segue em Raposa como pioneiro em administrações públicas desastrosas na Grande São Luis. Alvo de reclamações de aliados e lideranças que o apoiaram até a chefia do Executivo do município, o gestor mandou às favas aqueles que o elegeram, incluindo os habitantes da cidade.

Prefeito-Clodomir-Oliveira
O prefeito de Raposa, Clodomir Oliveira: administração desastrosa 
Nos meses que se passaram, Raposa protagonizou, além de dezenas de manifestações populares contra Clodomir, outras tantas demonstrações de revolta contra sua gestão. Nos bairros do município, o descaso e a paisagem de acentuado abandono denunciam a pior administração que a cidade já teve nos últimos 20 anos. Até mesmo a renúncia do prefeito já foi ventilada por integrantes de seu governo. Clodomir ficou. Não teve medo. Ou coragem.
Em São Luís, violência não dá trégua mesmo com aquisições da Secretaria de Segurança

O novo aparato da Secretaria de Segurança Pública parece ainda não ter chegado à Capital do Estado. Registrando elevando índice de violência e de ações criminosas, a ex- Atenas Brasileira ou Ilha do Amor vive na zona rural e em suas áreas urbanas um verdadeiro filme de terror. Com direito, inclusive, a cenas frequentes de assaltos, furtos, roubos e homicídios. Um filme que parece não ter fim.

A ausência de trailers de polícia em locais e pontos estratégicos da cidade ou de medidas de prevenção e combate à criminalidade também dão as cartas por toda São Luis. Nas ruas, o clima de desproteção, desconfiança e insegurança é geral e a população se vê acuada e sem ter a quem recorrer. Uma paisagem que há alguns anos nunca foi pensada pelos ludovicenses como uma possível realidade. Constatação de que os gestores que por aqui passaram foram mais outras coisas que prefeitos. Lamentável!

Conselhos tutelares das quatro cidades funcionam só no papel

Crianças em semáforos, em meios-fios, em calçadas e calçadões despejadas à própria sorte. Cheirando cola, solventes e fumando cigarros ao invés do manuseio de carrinhos, pipas e papagaios. Ou quando não, vendendo especiarias e brindes inventados pela fome. Menores de quatro, cinco, sete, onze anos. Do outro lado, os conselhos tutelares de Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e São Luís. Conselhos governistas e que funcionam só no papel.
Crianças abandonadas integram a paisagem dos municípios da Grande São Luis: conselhos tutelares funcionam só no papel

Essa triste e saltitante realidade vem destroçando os munícipes das quatro cidades que tem que conviver com cenas chocantes de abandono das crianças mesmo havendo um órgão responsável por sua proteção, defesa de seus direitos e construção e fortalecimento de sua cidadania. Mesmo havendo os Conselhos Tutelares das respectivas cidades.
Nas paradas de ônibus e vans, assim bem, como em postos de táxi espalhados  pelos municípios em questão, transeuntes e usuários dos serviços reclamam da ausência dos Conselhos que, ‘’operando’’ com sede própria e logística não mostram trabalho, ação e/ou resultados, nem tampouco cobram dos Executivos de suas cidades uma resposta ao grave problema. Governistas que são.

Interesse político suplanta sentimento de governabilidade na Grande São Luís

Em ano eleitoral quem sofre é a população. Essa máxima, ao que parece, não perde a validade, pelo menos na Grande São Luís, onde os prefeitos se alienam da governabilidade de seus municípios para tentar eleger seus candidatos. Em São José de Ribamar tal prática nunca foi novidade, mas, atualmente, chama ainda mais atenção. O prefeito local, Gil Cutrim(PMDB) se esqueceu da cidade balneária com total veemência e se entregou de ‘corpo e alma’ ao projeto do irmão Glauber Cutrim à AL. Glauber tenta uma vaga no Legislativo maranhense.
Charge que ilustra com perfeição o sentimento que povoa o imaginário dos prefeitos da Grande São Luís na atualidade 
Já em Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro é outro que não quer saber de governar o município. Anda as idas e voltas com as reuniões políticas. No caso de Josemar, o prefeito se estratificou entre os candidatos a deputado Estadual, Federal, Senador e Governador, não tendo tempo, como afirmam fontes ligadas a ele, nem mesmo à família.

Em Raposa, entre um gesto de chantagem e outro de autoritarismo, o prefeito Clodomir vem encontrando uma pausa demorada para insinuar apoios aos mais diferentes candidatos em jogadas de mestre. Clodomir pretende, assim, impor o seu ritmo às estatísticas financeiras que povoam o imaginário de apoiadores e apoiados no melhor dos índices Dow Jones. Edivaldo Holanda Júnior, por sua vez, está inteiramente voltado para Flávio Dino postulante ao governo do Maranhão. Pelo menos por enquanto.  

Igor Valentim se destaca no cenário do Entretenimento de Ribamar e já é o principal produtor do seguimento na cidade balneária

O produtor Igor Valentim vem se destacando em São José de Ribamar como o principal promotor de eventos da cidade balneária. Com longa e consistente carreira repleta de realizações no campo do Entretenimento, Valentim é responsável por produções que movimentam o cenário do lazer e da boa diversão no município.

Igor Valentim
O produtor de eventos, Igor Valentim: atuação de destaque no Entretenimento de São José de Ribamar
Mesmo enfrentando as intempéries da falta de apoio e de patrocínio para os eventos que organiza, o produtor realiza com frequência shows embalados pela presença da juventude ribamarense; políticos locais e artistas da cidade. Vida longa e sucesso ao produtor Igor Valentim que vem fazendo de São José de Ribamar uma cidade menos triste e menos abandonada.

Atuação dos vereadores de Ribamar não satisfaz população e é alvo de denúncias nas redes

Alvo de denúncias e questionamentos por parte da população da terceira maior cidade do Maranhão, os vereadores de São José de Ribamar vem ‘deixando a desejar’ em suas atuações. O fato se deve ao número total dos parlamentares está  alinhado ao projeto político do prefeito Gil Cutrim na cidade. Sem independência, os adis são acusados por seus eleitores nas redes sociais e por  bairros da cidade balneária de terem decepcionado e de não terem autonomia e isenção na conduta em plenário.

Vereadores de Ribamar observam o vice-prefeito da cidade, Eudes Sampaio a discursar no plenário da Câmara: interesses do Governo bem representados 
Outro fato curioso é que os vereadores se eximem de elaborar Projetos de Lei, os chamados PL, com receio de ‘’impor’’ ao Executivo alguma determinação que possivelmente se conflite com os interesses do Governo municipal. Aliás, o governo defendido por eles. A população ribamarense que não se vê representada pelos vereadores segue revoltada com os 17 parlamentares e ameaça renovação em 2016. Será?
  
Cultura pra Boi dormir ou a anticultura em governo

Que as secretarias de Cultura dos governos Estadual e Municipal operam com a mesma lógica, disso ninguém tem dúvida, mas que a FUNC seria somente um ‘braço governista’ à frente do setor na capital do estado disso ninguém suspeitava. Mas é o que notória e peremptoriamente se vem vendo e com certa  insistência. Ambas, SECMA e FUNC dividem o mesmo conceito de atuação.

A SECMA, por sua vez, nunca expressou diferença e contemplação do fazer cultural e artístico no estado numa visão conjuntural do fenômeno. Operando nas práticas do favorecimento e da ‘cultura pra boi dormir’, a secretaria do Governo do Estado tem sua reles atuação no palco do São João e do Carnaval, não importando as demais expressões culturais, áreas artísticas, talentos e concepções.

Francisco Gonçalves
Francisco Gonçalves, da FUNC: nada de novo, de novo
Já da FUNC se esperava que o conceito fosse outro e não o já datado e fatigado rescaldo da SECMA. Vivenciando a aterradora e deplorável realidade, os artistas maranhenses seguem indignados e contrariados em seus direitos. Atualmente, em São Luis, não há um projeto cultural de envergadura que beneficie a classe artística da capital maranhense.  Assim como não há também nos municípios governistas de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar- onde a SECMA mantém parcerias eleitorais- uma única, ínfima ou pífia  intenção voltada para valorização dos artistas locais. Nada mudou, portanto.
 Pacote de obras anunciado em Ribamar ainda foi cumprido

A prefeitura de São José de Ribamar num de seus muitos arroubos de anúncios tentou convencer a população da cidade de um grande canteiro de obras que seria determinante para recuperar e pavimentar centenas de vias do município ribamarense.

Hoje, passados quase seis meses da propagação das obras, ruas estão incompletas, funcionários encarregados pela feitura das vias sumiram do mapa e o secretário de obras do Governo municipal, André Franklin, não atende ligações.


A Coluna recebeu nos meses anteriores em torno de 172 ligações telefônicas e 268 e-mails dando conta do total abandono das obras. Fato anterior às atuais chuvas que descortinaram os péssimos serviços implantados pela Pasta. Por hoje é só. Tenham uma boa continuação de semana e que Deus nos abençoe a todos!  

Um comentário:

  1. Uma vergonha essa situaçao do conselho tutelar de ribamar onde o mesmo é amarrado com o gil aff gaby

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB