terça-feira, 15 de julho de 2014


Uma das principais vias de acesso de Ribamar, a estrada emblemática dá lugar, atualmente, ao abandono, às crateras e aos muitos escombros de sempre. 

Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte

Nem mesmo todo o esforço, o clamor e o desespero dos moradores das vilas Sarney I, II, J. Lima, São Luís e dos bairros Mata, Matinha, Rio de São João, Ubatuba, Quinta, Santana, Cidade Alta, Paranã, Tijupá Queimado e demais localidades circunvizinhas foram suficientes para fazerem levantar da cadeira do embrutecimento e da insensibilidade o prefeito de Ribamar Gil Cutrim(PMDB) chamando a  atenção dele  para a lastimável situação da avenida Mascarenhas de Morais, a histórica Estrada da Mata. Uma das mais importantes vias de acesso do município. 

Utilizada como único meio de passagem por milhares de ribamarenses que necessitam da Avenida, cotidianamente, e que por lá trafegam no costumeiro roteiro que liga a cidade a MA 201 e, por conseguinte, ao município vizinho de Paço do Lumiar e à capital São Luis, a Estrada da Mata caiu em total e inquestionável abandono. As enormes crateras e os muitos buracos que povoam a Avenida do inicio ao fim vem ocasionando, além de acidentes e danos materiais incomensuráveis aos ribamarenses, a impossibilidade de alcançar o destino desejado no trajeto escabroso que a Estrada oferece aos munícipes. E mais que isso: o caos implantado se faz ouvir com tão extremada veemência a ponto de ferir o direito de ir e vir assegurado pela Constituição em Lei. 

Um dos trechos da Estrada da Mata em São José de Ribamar: paisagem que se espalha por todo perímetro
Pensar em fazer o trajeto pela Mascarenhas de Morais tem se tornado um dilema sério ao imaginário da população da cidade e visitantes. Nos últimos meses, dezenas de acidentes, transtornos no trânsito, dentre outros graves problemas foram registrados no perímetro. O esquecimento da Estrada pelo chefe do Executivo de Ribamar denunciado pelos moradores daquela região a Agência Baluarte já foi manchete de dezenas de matérias e reportagens publicadas por nossa equipe nos muitos momentos onde a insatisfação com a triste realidade da Avenida perpassou todos os limites de desespero dos transeuntes. 

Desesperança, desespero e danos morais- Tendo que conviver com zombarias, as chamadas piadinhas e os mais diferentes bullings, os ribamarenses residentes nos bairros transversos à Estrada da Mata desabafam nas redes sociais a baixa autoestima que os vem afetando por conta do estado deplorável da Estrada. Comum nas redes, as fotografias feitas pelos moradores da Mascarenhas seguem carregadas de comentários e criticas à gestão de Gil Cutrim em Ribamar. O prefeito vem sendo responsabilizado pelos maus tratos à dignidade dos moradores.  
Veículos são danificados com frequência ao longo do trajeto. Prefeito municipal não levanta da cadeira
Nas ruas, o assunto recorrente é a possibilidade da Estrada da Mata tornar-se uma avenida inviabilizada em definitivo, haja vista toda sua estrutura apresentar concentrado esfacelamento. 

Comprometida em sua existência, a histórica Avenida, como já bem retratou ANB Online, é fundamental ao comércio de São José de Ribamar, mas ainda assim, a Gestão municipal continua a fechar os olhos para os percalços que já a levam a quase extinção. Os conglomerados de buracos instalados por toda Estrada são um obstáculo presente e visível aos olhos de quem por lá passa. Mas não menos ululantes que a inércia, a cegueira e a falta de compromisso do Prefeito com aquela que é uma das vias ligadas diretamente a subsistência de toda uma população que dela  necessita, e diariamente.  A esperança caiu no buraco.

4 comentários:

  1. ele quer mesmo é que acabe tudo que se acabe ta com o bolso cheio de dinheiro ele esses secretario ladrao dele
    paulo da campina o amigo dos amigo

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE ESSA ESTRADA É SO PREJUIZO CARRO QUEBRADO TODO DIA AFF
    SILVIO DA TRANSAGUA

    ResponderExcluir
  3. Que safadeza desse povo dessa prefeitura genteee nosssaaaaaa
    é a catia da matinha

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, parece que não há prefeitos nesses municípios, e o Povo desses Municípios ainda tem que engolir e votar em quem os "homens" querem.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB