sexta-feira, 8 de agosto de 2014
Ministério Público aciona Gil Cutrim por improbidade administrativa. Ex-secretário Rodrigo Valente também entra no escândalo
Do MP
O Ministério Público do Maranhão ajuizou, na última terça-feira, 5, Ação de Improbidade Administrativa contra o prefeito Gilliano Fred Nascimento Cutrim e o ex-secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Rodrigo Ericeira Valente da Silva, por se recusarem a nomear aprovados no concurso público do Município de São José de Ribamar e manterem servidores nomeados sem concurso público.

Também foi promovida a execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, em setembro de 2012, com o prefeito Gil Cutrim, em que ele se comprometeu a realizar um diagnóstico sobre os cargos em comissão, ajustando-os à necessidade do Município e nomear os aprovados do concurso realizado em 2011. Além disso, o gestor deveria propor a criação de cargos efetivos por lei municipal. Todas as medidas deveriam ser efetivamente implementadas no prazo máximo de seis meses.

O prefeito de Ribamar Gil Cutrim: improbidade administrativa e Ministério Público na cola
“Não restam dúvidas de que o Município de São José de Ribamar não pôs em prática a redução do quantitativo de cargos em comissão criados irregularmente, a criação de cargos efetivos, bem como a convocação e nomeação dos aprovados no concurso público realizado em julho de 2011″, observa a titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível, Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça.


Por meio da Lei Municipal nº 962/12, foram criados cargos comissionados sem atribuições de direção, chefia ou assessoramento. A promotora enfatiza que, além desta ilegalidade, diversos cargos são preenchidos por servidores contratados temporariamente, sem respaldo legal.

“O prefeito resiste em nomear os aprovados no concurso público, optando por manter a velha e malfadada política de contratos de pessoal sem concurso, ignorando a regra que prevê a aprovação em concurso público como exigência constitucional para acesso ao emprego ou cargo público. Por que o Município de São José de Ribamar ainda não admitiu os servidores selecionados no concurso público? Qual o fenômeno anormal que fez desaparecer a necessidade em admitir servidores?”, questiona, na Ação, Elisabeth Albuquerque.

Rodrigo Valente: acionado pelo Ministério Público, ele juntamente com Gil Cutrim violou a Constituição Federal
Na avaliação do MPMA, Gil Cutrim e Rodrigo Valente violaram a Constituição Federal. O secretário participou ativamente da sanção da lei municipal que criou os cargos comissionados, mantendo os comissionados na gestão dele, enquanto o prefeito tem mantido a mesma estrutura sem tomar providências para extinguir tais cargos.

Pedidos

Em relação à Ação por improbidade administrativa, o Ministério Público pede a condenação dos réus a ressarcir integralmente o dano causado ao erário, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil até 100 vezes o valor da remuneração recebida pelos acusados e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios, direto ou indireto, pelo prazo de três anos.

Quanto à execução do TAC, foi pedido ao Poder Judiciário que determine a suspensão, no prazo máximo de 90 dias, de todas as contratações de servidores públicos municipais sem concurso público para os cargos de guarda patrimonial, enfermeiro, técnico em radiologia, agente de transporte e trânsito, auxiliar de consultório dentário, professor e médico.
Foi solicitado, ainda, que a Prefeitura de São José de Ribamar seja condenada a realizar novo concurso público, no prazo de 90 dias, para provimento de cargos municipais cujos cargos não foram abertos no último certame ou não estejam preenchidos por servidores efetivos.

9 comentários:

  1. Isso é so o começo, ribamar é caso de policia atalaia
    anderson da vila jota lima glauber meu deputado

    ResponderExcluir
  2. Se fosse só isso era bom e os MILHOES DESVIADOS, PROFESSOR? CHAMEM A POLICIA FEDERAL É QUE É !
    SECRETÁRIO X DA PSJR EU TO LIMPO E DE BOA

    ResponderExcluir
  3. Eguas, e agora pra explicar?? caiu mesmo meu irmao.
    Paulinho da SINFRA

    ResponderExcluir
  4. CORRUPTOS SAFADOS

    DENIS ### COLAÇO É O MEU PREFEITO

    ResponderExcluir
  5. Ele ainda não deu banana para os servidores com salário atrasado na porta do Banco como fez Dr. Julinho antes de deixar o mandato. Será que vai??? Rapaaaaaa.

    ResponderExcluir
  6. Pensei que fosse morrer e não iria ver o Ministério Público se manifestar em relação aos erros adminitrativos ocorridos em São José de Ribamar. Falta também o promotor de educação se manifestar, fazer valer a pena o salário que está ganhando para exercer sua função. Cadê o repasse do reajuste salarial dos 8% aprovado e sancionado na Câmara Municipal? Os professores nunca receberam.

    ResponderExcluir
  7. Improbidade administrativa!! impeachment já!!!
    Cadê os vereadores de São José de Ribamar???
    Vamos trabalhar!!! Senão o povo ribamarense vai cobrar de vocês...
    Cidadão Consciente = governo transparente.

    ResponderExcluir
  8. Ministério Público, Defensoria Pública, Promotores de Justiça, todos deveriam ser responsabilizados pela palhaçada feita na São José de Ribamar está estrelando no mandato de Gil Cutrim a respeito dos aprovados no concurso 2011.
    Todos esses órgãos deveriam se envergonhar de ver tanta denuncia nas redes sociais e não ter coragem de se manifestar.
    Essa prefeitura não respeita os princípios de legalidade e publicidade que permeiam a administração pública, são dezenas de contratos sem divulgação no Diário Oficial do Estado e tudo isso na cara dos que esperam por suas nomeações…
    Existem professores que foram nomeados no citado concurso e que receberam outro contrato no instante de sua assinatura do termo de posse, uma vergonha pra administração…
    PELO AMOR DE D’US PROMOTORES DE JUSTIÇA, SALVEM A LEGALIDADE DESSA PREFEITURA URGENTEMENTE…

    NOMEAÇÃO DOS APROVADOS DO CONCURSO 2011 JÁ.

    ResponderExcluir
  9. Sou solidário a você "anônimo".
    Todos tinham que ser responsabilizados, a começar pelos vereadores que são "alinhados" com esse prefeito.
    Ele faz isso tudo porque tem toda uma blindagem nos seus atos: na Câmara Municipal, pois não há oposição; o órgão de fiscalização das contas do estado e das prefeituras (TCE) é do "papai" dele. O judiciário eleitoral (TRE) é do "titio" dele. O governo estadual é da "titia-amiga" dele (RS), todos acompanhados de perto pelo "todo poderoso do bigode". Coitados. Não sabem o que lhes espera.
    O povo tá acordando pra realidade!
    Temos que nos mobilizar. Temos que agir. Temos que mostrar pra essa gente que TODO PODER EMANA DO POVO!
    Cidadão Consciente = Governo Transparente

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB