UMA ELEIÇÃO HISTÓRICA

No páreo para sucessão do atual prefeito, nomes como Rodrigo Valente, Arnaldo Colaço, Eudes Sampaio, J. Malheiros, Júlio Filho e pretendentes ligados à recém-lançada Frente de Libertação de São José de Ribamar já começam a fortalecer respectivos grupos. Expectativa é de que a eleição de 2016 seja a mais concorrida da história da cidade.

Por Fernando Atallaia 
Editor-Chefe da Agência Baluarte
        
Quem imaginou que as corroborações em torno das eleições para Prefeito de São José de Ribamar só começariam às vésperas da votação como é de praxe, se enganou. Desta vez, as articulações anteciparam o pleito em quase dois anos, mostrando assim, o interesse dos possíveis postulantes à cadeira de Gil Cutrim, naquela que será, indiscutivelmente, a eleição mais concorrida da cidade. Com, inclusive, características de histórica. 

Nas ultimas três semanas, a Agência de Notícias Baluarte manteve contato com declarados pré-candidatos ao Executivo ribamarense e com novos nomes que tendem ousar a empreitada. Um dos quadros do PSB que, apesar de ter mudado o discurso oposicionista para consolidar presença nas comunidades ribamarenses de forma mais branda, o socialista Arnaldo Colaço aposta numa eleição vitoriosa em 2016. Terceiro na disputa passada, Arnaldo vislumbra ser a opção do PSB na cidade. Uma decisão que,  mesmo diante da visível animação do advogado, caberá ao diretório municipal da legenda.

O advogado Arnaldo Colaço: animação que poderá ser protelada pelo diretório municipal do PSB
Já o comunista Júlio Filho alimenta, atualmente, grande indisposição junto ao partido do governador eleito Flávio Dino, após seu pai, o médico Júlio Matos ter declarado apoio a Lobão Filho nas eleições passadas. Do mesmo partido de Dino, fontes ligadas a Flávio afirmam que o governador lançará oficialmente um candidato a Prefeito da cidade balneária destoando do nome do jovem político. Uma forma de dá o troco ao que considerou 'traição'. 


PREJUDICADO PELO PAI Do mesmo partido de Flávio Dino, Júlio Filho poderá ser isolado da disputa em 2016
Um dos articuladores mais respeitados do município, J. Malheiros vem colecionando insucessos nos últimos cincos anos na esfera política. O ex-vereador e ex-assessor de J. Pinto, no entanto, ainda consegue mobilizar grande parte das vozes oposicionistas de Ribamar. Malheiros é um dos nomes que defende para 2016 uma ampla aliança entre os partidos que queiram unir-se para bater o candidato dos Cutrim na eleição vindoura.

J. Malheiros(foto) defende a unificação de forças em torno de um nome que bata nas urnas o candidato dos Cutrim 
Na mesma sintonia, foi lançada recentemente, pelo PPS do município a ‘Frente de Libertação de São José de Ribamar’, projeto embrião que visa, segundo Marco Aurélio Ferreira, presidente do partido na cidade, congregar aqueles que alimentam o sonho de uma administração comprometida com a Causa Social  em solo ribamarense. A Frente segue com algumas reuniões até aqui já realizadas.

Marco Aurélio Ferreira(imagem frontal) lançou a 'Frente de Libertação de São José de Ribamar'; reuniões já começaram a ser realizadas 
Na quase representatividade governista ao Pleito, mas, gradativamente, impondo originalidade ao nome, o ex-secretário de Saúde da prefeitura de Ribamar e sobrinho do ex-prefeito Luís Fernando Silva, Rodrigo Valente é um dos possíveis postulantes que não hesitaria em concorrer ao Executivo. Valente afirma que a decisão que poderá escolhê-lo caberá ao grupo ao qual ele pertence, mas já deixou claro o interesse em ser o candidato do Governo municipal em 2016. Amigo de Gil Cutrim, o economista vem fortalecendo ações na cidade e, facilmente, teria condições e viabilidade ao projeto de sucessão.  Realidade já distante para o seu colega de grupo, o vice-prefeito Eudes Sampaio.

O ex-secretário de Saúde da Prefeitura de Ribamar, Rodrigo Valente: à disposição  do Grupo, ele lutará pela indicação
Sampaio não agrada muito aos setores sociais da cidade. Criticado pela postura distanciada e impopular, Eudes seria o candidato natural a Prefeito nas eleições que virão, mas, segundo informações de bastidores, o imediato de Cutrim, poderá encarnar o eterno vice em obediência a uma implacável decisão que poderá tirá-lo do páreo.

ETERNO VICE? Eudes Sampaio poderá ser mantido no mesmo lugar


Agora é aguardar os desdobramentos. 

Em São José de Ribamar, Ministério Público obtém liminar em favor de abrigamento de idoso

Após ajuizar Ação Civil Pública contra o município de São José de Ribamar, no dia 13 de novembro, o Ministério Público do Maranhão obteve na Justiça, em 18 de novembro, liminar que ordena o imediato abrigamento de um idoso.

A decisão acolhe pedido formulado pela promotora de justiça Silvia Menezes de Miranda, determinando prazo de cinco dias para que a Prefeitura providencie o abrigamento do idoso, seja em instituição pública ou em privada.


mini mini mini PJ S J Ribamar reduz
 Após pressão da Agência de Notícias Baluarte, Ministério Público de Ribamar já começa a mostrar serviço 
De acordo com a ação, movida pela 3ª Promotoria de Justiça Cível de São José de Ribamar, o idoso estaria sendo vítima de maus tratos por parte da senhora Marta Regina Abreu Bastos.  Esta teria encontrado o senhor sozinho na rua, o levado para casa e passado a administrar desde então o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do mesmo.
O fato chegou ao conhecimento do MPMA, por meio de ofício encaminhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Diante da situação apresentada, a promotora de justiça requisitou providencias à prefeitura.