sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
Coluna do Fernando Atallaia
Um novo modelo de se fazer Cultura diante da barbárie

Por Fernando Atallaia

O caos na Segurança Púbica e o demais problemas sociais que vem destroçando São Luís e o Maranhão não podem ser dissociados da maneira com a qual a Cultura enquanto área estratégica da Gestão Pública foi aplicada em nosso estado.

Passamos décadas e, ainda estamos vivenciando a área cultural, como ela sempre nos foi apresentada: entretenimento passadiço e comemorações festivas. O crescimento da violência, da insegurança e criminalidade tem raízes fundas nessa esfera de alienação.

Roseana fantasiada: por décadas ela utilizou a capilaridade eleitoral das brincadeiras 
Sim. A Cultura no Maranhão sempre esteve a serviço daqueles que designados para geri-la nunca a pensaram como setor emblemático voltado para o fortalecimento da identidade cultural de nosso povo e enfrentamento do embrutecimento que leva à barbárie, coadunando para o total esfacelamento de nossa humanidade.  


Os governos de Roseana Sarney foram pioneiros na utilização desses mecanismos de dominação. Roseana por muitas vezes se auto intitulou a ‘governadora da cultura’ querendo dessa forma passar a imagem de que venerava a Cultura do Maranhão, era sua devota e maior defensora. Fez, inclusive, grande parte da população maranhense acreditar nessa mentira por décadas.

 Flávio Dino: qual é mesmo o conceito do 'governo da mudança' para o Setor estratégico? 
Roseana, a bem da verdade, usava a força eleitoral das agremiações e brincadeiras folclóricas para reeleger-se e manter seu projeto de poder no estado, estável. Foi a gestora que mais explorou essa conveniência, passando-se por ‘boazinha’. Para oficializar a postura, se fantasiava literalmente e ao microfone cantarolava ‘hits’ de grupos como 'Bicho Terra'. Uma de suas ferramentas de adestramento eleitoreiro no governo.

Hoje, a Grande São Luís e o Maranhão como um todo, são reflexos desse maquiavelismo que ainda opera no campo cultural. O Setor nunca foi visto e, continua a não ser, a partir das demandas sociais do estado que são enormes. Não há ações culturais expandidas (oficinas, cursos, construções de centros culturais, estrutura/viabilidade aos agentes e artistas, dentre muitas outras que sejam permanentes e estruturais) aos municípios maranhenses como bandeira de uma gestão arrojada que teria por obrigação combater os índices de exclusão social, aproximando população (juventude, como prioridade, assinale-se) dos dados e informações culturais. Envolvimento como resposta às desigualdades. Arte como resposta à criminalidade.

Ester Marques já mostrou por A mais B que tem tudo para estacionar no entretenimento barato. O que esperar dela?
A atual secretária de Cultura do Estado do Maranhão, Ester Marques, não anunciou até aqui medidas da Pasta para os próximos quatro anos. A única coisa que se sabe é que (até por ser de praxe e institucional) se realizarão os Festejos Juninos e o Carnaval que se aproxima. Mas outra proximidade se faz urgente: aquela que o povo maranhense nunca sentiu de fato com seus artistas- por estarem estes distantes de sua crua e miserável realidade-, e com as politicas culturais que por aqui sempre serviram a uma dúzia de integrantes das panelinhas de sempre. Chegou a hora do artista do Maranhão ir aos bairros, cidades e municípios longínquos. Ganhar mundo. 

A cultura do Maranhão, seus criadores e obras, precisam ser compartilhados no sentido de se construir um tempo onde as novas gerações de artistas surjam visando a continuidade do fenômeno cultural no estado. Se faz premente a abertura do leque da democratização do Fazer Artístico. Se assim não for, é preferível que Roseana e seu comboio de exploradores que passaram pela Secma, retornem. De seis por meia dúzia, como se sabe, o Maranhão ainda é cheio.



Fernando Atallaia é poeta, músico, compositor e produtor cultural. Foi um dos fundadores e integrantes dos movimentos 'A Vida é uma Festa', 'Grupo Carranca de Poesia', 'Festiveiros', 'O Canto da Ema' e em 2010 fundou o Movimento da Mobilização Social e Cultural Baluarte-MSCB, que reúne mais de 90 artistas de vários segmentos da Arte produzida no estado. Nasceu em São Luis do Maranhão em 1979.



Coluna republicada no portal Receptivo MA e Jornal A Tarde (impresso). 

6 comentários:

  1. Atalaia,
    Tu puseste essa foto para homenagear o cantor barriqueiro, figura carimbada nas festas da branca, que vai ser nomeado assessor na Secretaria da Cultura? Essa é a mudança que Flávio Dino anunciou? Isso é que é gozar da cara do pessoal que fez campanha para Flávio Dino. Na próxima eleição vou fazer campanha contra Flávio Dino e até gravar depoimento para os adversários, e tenho certeza de que serei nomeado para trabalhar no governo. Flávio Dino ganha eleição com os amigos e governa com os adversários. Bonito pra vocês, caras de babacas.

    ResponderExcluir
  2. Vai ser como as outras.... Buhaaaaaaaaa Marcio José da EMEM

    ResponderExcluir
  3. Vai continuar o pao e circo meus caros, naos e irritem. hehehehehehe

    Laercio Santos

    ResponderExcluir
  4. QUEM VAI MANDAR É ROBERTO COSTA MEU IRMÃO E PONTO FINAL. MOISÉS PROFESSOR E POETA DE BURITICUPU.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ver! Tanta coisa por dizer.. Tanta coisa por fazer! Sigamos refletindo e atentos! O Maranhão é um estado muito rico! É uma pena que ainda esteja tão abandonado em todos os setores! Me preocupa o fato de ainda continuarmos com expectativas e a esperar que os outros sempre dação algo! Ainda não sabemos nos organizar e nos mobilizar para a resolução de pequenas coisa! Estamos sempre à espera de algo ou alguém! De um prefeito, de um governo que venha a solucionar tudo! Temos uma classe que não se mobiliza, que não se apoia, que não se encontrar! Temos que aprender a exigir! Temos que aprender muito que aprender sobre nossos direitos e sobretudo deveres! Não quero fazer política! Meu discurso político é minha arte! Minha expressão! O texto revela o que já sabemos! Embora cegos a esperar de um milagre! Eu continuarei por aqui a fazer mais! Por como disse dia B. Brecht: pensar e não fazer, continua sendo não pensar! Flávia Teixeira

    ResponderExcluir
  6. Boi boi boi da cara preta e só boi boikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Denise aqui do CACEM

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB