sexta-feira, 14 de agosto de 2015
Espécie de polvo recém-descoberta faz “sexo selvagem”
Os listrados do Pacífico nem nome têm, mas já se mostram mais moderninhos que todas as outras espécies do gênero

Há décadas circulam relatos sobre um polvo listrado e com características bem incomuns ao gênero.

Só há alguns anos estudos mais focados na espécie começaram a ser realizados. Entre 2012 e 2014, pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, nos Estados Unidos, mantiveram alguns listrados em cativeiro para analisar seus comportamentos, de forma a introduzir a espécie formalmente à comunidade científica.

O polvo listrado do Pacífico finalmente foi estudado e introduzido à comunidade científica (Foto: Divulgação)
Essa é a imagem do 'bruto' que desbancou Rocco
A partir das observações, os cientistas puderam confirmar várias características atípicas do polvo. As principais dela se dão na forma de acasalamento. Segundo os cientistas, os polvos listrados do Pacífico (que ainda estão para ganhar um nome formal) fazem sexo selvagem. Enquanto os machos de outras espécies geralmente depositam o esperma nos braços das fêmeas, os casais de listrados se entrelaçam e emparelham boca contra boca, como se estivessem se beijando. Eles chegam, inclusive, a compartilhar refeições por meio desses “beijos”.

Essa não é a única diferença: os listrados gostam de conviver um pouco antes de partir para o acasalamento. Nas espécies mais comuns de polvos, os machos mal encostam nas fêmeas, pois elas costumam matá-los logo após as relações sexuais. Além disso, elas mesmas costumam morrer depois de botar a primeira ninhada de ovos. Já as fêmeas listradas podem acasalar e botar ovos várias vezes por meses.
“Observar e registrar o incrível comportamento desse polvo fascinante foi além de empolgante. Fez com que eu me lembrasse do quanto ainda temos a aprender sobre o misterioso mundo dos cefalópodes”, afirmou o cientista Richard Ross.
Fonte: Galileu
Edição: Agência Baluarte

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB