quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Ausência de politicas para áreas estratégicas são também um dos emblemas do atual Governo.

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

O discurso utilizado pelo Governo do Estado de que todos os problemas que assolam o Maranhão são da inteira ‘culpa dos Sarneys’ revela a fragilidade conceitual de um governo eleito sob a proposta da diferença. Diferença no sentido de que Flávio Dino e grupo destoariam do conceito anterior da gestão maquiadora e caseira de Roseana Sarney. Uma gestão conhecida pela contemplação de amigos, parentes e alpinistas.

Se aquele governo jactava-se de um Jorge Murad, comandante e ordenador-mor das decisões, este tem em Márcio Jerry a continuidade do modelo pregresso: um Márcio à maneira sarneysista, central, centralizador e senhor do próprio governador. Como era no passado recente com Rose quando ‘Jorginho’ era o protagonista da época.

Resultado de imagem para flavio dino e jerry
Flávio, o governador e Márcio, o mandatário: dois aborrecentes brincando de ideólogos do futuro
Até aí tudo bem. Não fossem a apatia e indiferença que faz do Governo em andamento um organismo alheio à crua realidade que salta aos olhos e desafia a compreensão. Áreas da gestão como Cultura e Juventude continuam a ser tratadas com Flávio da mesma forma com que foram tratadas pelos Sarneys. Só que agora com as deficiências ainda mais ululantes. A falta de segurança nas escolas aliada à ausência de politicas públicas para os jovens maranhenses culminou nos últimos seis meses com vários atentados à integridade física de adolescentes, como bem aponta o novo cenário que vem se construindo dentro de outro já existente: a Secretaria de Juventude do Governo está aquém da problemática e dos problemas reais que acometem o seguimento. Na prática, existe apenas no papel.

estudante morta pela facção
Estudante esfaqueada na porta de uma escola no Maranhão; triste cenário que perdeu para a indiferença do Governo 
Por outro lado- não menos lamentável-, a constatação de que o Governo do Estado  atua sob a orientação da truculência, da perseguição e da vingança contra aqueles que a ele representam opinião contrária, já  não é uma verdade velada. Saiu das alcovas e evidenciou que o culto à personalidade de Flávio vem esbarrando na incompetência, afetação e amadorismo dos integrantes do Executivo. Ainda que tente sustentar que ‘vencer quarenta anos de atraso em quatro’ requer a eterna parcimônia dos menos avisados, o que chama atenção da grande maioria da população maranhense é o fato de governador e grupo persistirem na ideia de um revanchismo que em nada vem mudando a situação do Maranhão. Infantilidade às sobras, Flávio e seu principal secretário, Jerry dão de ombros com as cobranças populares e abusam de justificativas emocionadas, pessoais, partidárias nas redes sociais. Dois aborrecentes brincando de ideólogos do futuro.

A cretinice governamental, que é tão tamanha diante de tragédias anunciadas e presentes no cotidiano dos maranhenses, se faz ouvir. Ninguém por lá no Palácio se deu conta de que o pior não é a causa comunista a favor da dominação do Maranhão. O uso e abuso do poder para fazer do PC do B pelos mais diferentes municípios. Pior e alarmante é o fato de o estado caminhar nos dias atuais para sacralização da barbárie, aonde a criminalidade vem sendo consumida pelos jovens com sedução e louvor. Uma inversão que, ao que parece, não será combatida pelas secretarias de Esportes, Cultura e Juventude. Em tese, as mais próximas do setor estratégico abandonado.

Resultado de imagem para tatiana juventude flavio
VENERANDO A CRIMINALIDADE Tatiana Pereira, titular da pasta de Juventude do Estado: Secretaria só no papel e jovens sem referencia 
Não é nenhuma novidade: esse governo, assim como os anteriores dos últimos quarenta anos, já mostrou trabalhar na concepção típica da formação dos currais. Com, de um lado, a exacerbada adoração ao chefe e, do outro, com a virulenta defesa do pseudo-herói. Essa combinação indica para a consolidação de um sistema sombrio, voltado para o fortalecimento de alguns poucos, de algumas famiglias e manutenção constante das micro e pequenas oligarquias. Em miúdos: Flávio Dino mostra a cada dia ser uma Roseana de calças e seu secretário-mandatário uma repetição egocêntrica daquele que um dia deu as cartas no Maranhão. Mudaram-se os nomes e os personagens, mas as práticas e o conceito são as mesmos.

Assim que é.


14 comentários:

  1. É Desse jeito, Atalaia!!! André Gama

    ResponderExcluir
  2. ELES TAO NO GOVERNO E A CULPA É DO SARNEY? AH ME COMPRE UM BODE

    MOISÉS

    ResponderExcluir
  3. O Maranhão testa sem saída!! A violência bate em nossas portas todos os dias. Cadê as autoridades competentes que não fazem nada, e que só querem comer o dinheiro publico., que esse, já serva para o segurança do município e do estado. Vergonha!!!

    ResponderExcluir
  4. O Maranhão testa sem saída!! A violência bate em nossas portas todos os dias. Cadê as autoridades competentes que não fazem nada, e que só querem comer o dinheiro publico., que esse, já serva para o segurança do município e do estado. Vergonha!!!

    ResponderExcluir
  5. Eles vivem no mundo da lua, não tem compromisso com a população e amocinha aí de cima é totalmente despreparada para ser secretaria de uma pasta tao importante como esta, Tatiana nao tem voz e é uma marionete de flávio que acha lindo. Paulinho da Semed

    ResponderExcluir
  6. Se o poeta falou que sou para discordar...

    Sergio Cantanhede

    ResponderExcluir
  7. É triste o que está acontecendo em nossa federação, a violencia tomou pose da situaçao, o poder público ficou absoleto sem direção de comando. Hoje, a sociedade perdeu a emoçao da felicidade e se agregou a sensaçao de medo, vejo todos os dias quando pego coletivo, percebo no olhar de cada passageiro. Portanto, como policial e poeta, há uma carencia no que tange segurança pública.

    ResponderExcluir
  8. É triste o que está acontecendo em nossa federação, a violencia tomou pose da situaçao, o poder público ficou absoleto sem direção de comando. Hoje, a sociedade perdeu a emoçao da felicidade e se agregou a sensaçao de medo, vejo todos os dias quando pego coletivo, percebo no olhar de cada passageiro. Portanto, como policial e poeta, há uma carencia no que tange segurança pública.

    ResponderExcluir
  9. É triste o que está acontecendo em nossa federação, a violencia tomou pose da situaçao, o poder público ficou absoleto sem direção de comando. Hoje, a sociedade perdeu a emoçao da felicidade e se agregou a sensaçao de medo, vejo todos os dias quando pego coletivo, percebo no olhar de cada passageiro. Portanto, como policial e poeta, há uma carencia no que tange segurança pública.

    ResponderExcluir
  10. PESSOAL A ESTUDANTE MORREU.
    PATY

    ResponderExcluir
  11. As familias estao vulneraveis, uma tal de secretaria da mulher que só serve pra cabide de emprego coomo as outras cheias de cabos eleitorais, esse povo nunca eu disse nucna que vao pensar nos maranhenses, estao enchenado a pança de dinheiro e o maranhão nao tem como melhorar querido, essa é a verdade.
    Paula Barbosa, de Caxias

    ResponderExcluir
  12. BATMAN/ROBBY VERSUS FLÁVIO/JERRY. QUEM PERDE?
    É DJ AFONSO, GALERA

    ResponderExcluir
  13. Atalaia, o espirito de violencia e consequencia do envolvimento dessas secretarias que so servem para abancar e bancar os politicos aliados. Os mesmos so queria chegar ao poder meu caro como chegaram, tem secretaria aí que não funciona nem pra dar informação: DIREITOS HUMANOS, MULHER, TRABALHO, fico com essas 3 so pra começar. Denis Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Muito triste essa tragédia que vitimou uma jovem estudante.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB