sábado, 14 de novembro de 2015
Nota de Repúdio

''A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que passa perto e ao longe, enxerga o que malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que sonegam ou roubam, percebe onde lhe almejam ou nodoam, mede o que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça''. 

Ruy Barbosa

Blog tinha clara motivação política, conforme descrição (Foto: Reprodução)

O assassinato do Blogueiro Ítalo Diniz ocorrido nesta sexta-feira(13) na cidade de Governador Nunes Freire-MA, abriu, por mais uma vez, a discussão para a possibilidade de agentes da truculência e da barbárie porem em risco a integridade da liberdade de expressão e de imprensa em nosso estado.

Ítalo foi morto a tiros por aqueles que não aceitam o contraditório, o exercício do jornalismo e as boas práticas democráticas. O crime, até aqui tratado como um fato isolado e sem importância pelo Governo do Estado, é uma afronta ao Estado Democrático de Direito no Maranhão e uma clara demonstração de desdem  às autoridades policiais e constituídas que tem por obrigação zelar por uma instituição tão necessária aos povos, a imprensa.

Forçando em mais essa tentativa calar a grande parte da imprensa maranhense que atua hoje na Blogosfera, o atentado contra a vida do Blogueiro, além de trazer em seu bojo ranços desprezíveis de ditaduras, objetiva por seus executores banalizar o triste acontecimento, gerando, assim, a possibilidade de uma certa endemia de tipo de crime inaceitável. O que não poderá ser permitido, não só pela classe blogueira, mas por todos os profissionais da comunicação e população maranhense em geral. 

Estamos vivenciando tempos difíceis em nosso estado, onde a violência e a criminalidade tentam se sacralizar como verdades absolutas na conjuntura social e agora  investem contra a imprensa. Instituição imexível que jamais (em hipótese alguma) deverá ser violentada diante de sua inalienável condição de mediadora e guardiã dos princípios históricos de liberdade, humanos e principal proporcionadora do equilíbrio entre Poderes e população. 

O assassinato do caro colega, profissional atuante no seguimento, gera revolta ao povo do Maranhão e a todos os demais companheiros que pedimos a elucidação imediata do caso e rigor nas investigações, assim bem, como a prisão de todos os envolvidos, responsáveis e culpados. A Agência de Notícias Baluarte, a Equipe do Blog ANB Online e este editor tornam público seu repúdio contra a violência que tirou, precocemente, a vida do Blogueiro Ítalo Diniz e ratificam total compromisso contra toda e qualquer forma de impunidade.

Fernando Atallaia
Blogueiro, Editor-Chefe do Blog ANB Online 

15 comentários:

  1. Ítalo incomodava a oposição (que antes era causa), por isso foi morto. Ele antes das ultimas eleições para prefeito, fez diversas revelações de desvio de verba pública do ex-prefeito Indalécio (que perdeu as eleições para o candidato do PV, Marcel Curió) em Nunes Freire, e a partir de então passou a sofrer diversas ameaças de morte. Ele continuou fazendo seu trabalho jornalístico na região, e mostrou muitas falcatruas dos políticos corruptos daquela cidade, informou a população, e pagou caro por isso. Infelizmente, no Maranhão, ainda impera o coronelismo, onde políticos querem se perpetuar no poder, nem que para isso use a forçada bala, calando quem se opõem a eles.

    João

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente isso está virando rotina, a lei da mordaça aplicada através de assassinatos e para onde foi a liberdade de expressão? Muito triste e revoltante.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente isso está virando rotina, a lei da mordaça aplicada através de assassinatos e para onde foi a liberdade de expressão? Muito triste e revoltante.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente isso está virando rotina, a lei da mordaça aplicada através de assassinatos e para onde foi a liberdade de expressão? Muito triste e revoltante.

    ResponderExcluir
  5. Atalaia o que se sabe amigo é que o governo do estado ainda não se pronunciou sobre o fato

    Pedro Serra

    ResponderExcluir
  6. Não ocorre apenas no Brasil, mas em todo o mundo! Quem fala a verdade é silenciado por bem, ou por mal. Mas quem mente anda por aí, de carro luxuoso, um casarão em cada bairro, ostentando e rindo da cara de quem paga a conta deles: nós!
    Isso vai continuar eternamente, a não ser que toda a população fale como uma só, pois um ou outro falando, tende a ser reprimido.
    O Brasil não é um país sem lei, apesar de algumas serem bem liberais, o maior problema está em obedecer a lei, aliás, em quem tem poder para desobedecê-las.
    Liberdade de expressão é algo que qualquer ser humano deveria ter, no entanto, estamos sendo reprimidos de uma forma terrorista, ao pé da letra!

    ResponderExcluir
  7. É lastimável que em pleno século XXI, ainda existam pessoas que não aceitam ser expostas, que não aceitam a liberdade, que querem ver reinar a ditadura contra a mídia, contra as pessoas; que querem calar a voz de quem grita e expõe as verdades; que não consegue admitir-se e que não admite o direito de opinião que cada pessoa tem. Assassinar alguém da mídia é uma tortura social, medievalística.

    ResponderExcluir
  8. ATALAIA É VERDADE QUE TU JÁ FOSTE AMEAÇADO DE MORTE AI EM RIBAMAR?
    RESPONDE ESSA PRA GENTE
    LUIS CLAUDIO DE POÇÃO DAS PEDRAS

    ResponderExcluir
  9. Queria ver qual seria a reação do Poder Público se matassem autoridades e políticos como matam profissionais de imprensa !

    Carlos Muniz Fiuza, Jornalista-SP Site: http://zigzagdoesporte.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Se o cara fosse um blogueiros de Flávio Dino(Garrone, Gilberto, Leandro, etc) a coisa era diferente, eles já tinham pego os culpados e estampado como um troféu. Henrique Procuradoria. Cala-te Boca!

    ResponderExcluir
  11. Minha solidariedade a toda a família e Amigos do Ítalo Diniz e que todos os comunicadores não dê. Nem um minuto de silêncio na cobranças da apuração e que os culpados sejam responsabilizados e sempre comparando com a rapidez da apuração do jornalista Décio Sá. Resposta já

    ResponderExcluir
  12. Esta prática covarde não é nova no Maranhão. Empastelar jornais, obrigar jornalista mastigar e engolir a folha do jornal em que havia crítica ao figurão político do lugar, mandar capangas baterem, e por fim mandar matar. Este Maranhão de hoje que matou o blogueiro Ítalo é o mesmo Maranhão de Vitorino e seus jagunços. Novidade mesmo é que os governantes de hoje, 70 anos depois, não tomem vergonha na cara e acabem com esta prática da república velha, do Maranhão velho e nojento que não aceita a verdade, principalmente quando esta verdade denuncia a falcatrua e o roubo do mandatário de plantão, de ocasião, e isto tudo só nos envergonha perante o mundo civilizado. Onde há crimes, é verdade. Mas estes são punidos com urgência e com severidade.

    ResponderExcluir
  13. Num Estado onde o governo e o Sistema de Segurança esconde cadáveres para dizer em seguida que está tudo bem, todos estão expostos à morte.

    ResponderExcluir
  14. Acontecimentos muito tristes em tão pouco tempo. E eh o ser humano que eh culpado. O ser humano um animal recentemente domesticado mas ainda está sendo civilizado. Em pleno século 21, ainda n entendemos o valor da vida, ainda n entendemos dar valor à vida, ainda n entendemos o q eh tirar a vida de alguém! E isso se faz em nome de q? Eh só barbaridade atrás da outra. O q nos resta eh q cada um de nós faça sua parte, educa seus filhos, dar contribuição à sua família e ao seu entorno, pq no mais só nos resta a rezar, pedir a Deus misericordia e q ele nos enche de sentimentos de Amor, Paz, e Tolerencia. Amemmm.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de externar a minha solidariedade a família e amigos do Itálo Diniz. E dizer a todos os jornalistas que tem blogue adotarem nenhum minuto de silêncio e cobrar da segurança do Estado a prisão dos autores e sua responsabilização não pode ter celeridade pra uns caso Decio Sá e pra outros não afinal ê um direito de todos sem distinção. Kelé

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB