terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Coluna do Fernando Atallaia
Política, Cultura e Realidade no Estado do Maranhão

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

Atrasando São João, Secma já convida artistas a novo calote

A Secretaria de Estado da Cultura, cujo titular Felipe Camarão é uma espécie de Ester Marques silenciosa, já começou o novo ‘arrastão’ de músicos que se apresentarão no próximo Carnaval e que, certamente, ficarão a ver navios-como é de praxe-, por meses, sem os cachês pagos. A Secma ainda não pagou o São João passado, para se ter ideia.  

Resultado de imagem para FELIPE CAMARAO
O secretário de Cultura, Felipe: convite a novo calote 
Prática corriqueira nas gestões anteriores, os calotes da Secretaria se institucionalizaram como um procedimento administrativo normal. Os cantores e instrumentistas,  habituais nas promoções de eventos da Secma já sabem: terão que bater à porta da Secretaria como que numa grande cruzada pelo recebimento dos dinheiros. Algo que não acontece quando a Pasta contrata os chamados ‘artistas de fora’, que exigem pagamento adiantado e em dinheiro vivo. A Secma paga.

Enfim, ela aparece: em ‘nota de repúdio’, Secretaria da Mulher tenta esconder papel invisível


A primeira aparição: carro arrombado
As únicas aparições da Secretaria de Estado da Mulher podem ser classificadas como aparvalhadas. A primeira, um viés, deu conta de que a Pasta teve um veiculo arrombado. 

A outra, diz respeito a uma nota de repúdio contra a propaganda de um sexy shop local, onde a Secretaria de forma inconsistente tenta fazer as vezes de protetora da dignidade das mulheres.

A segunda: nota de repúdio contra sexy shop para esconder invisibilidade. É mole?
Na prática, a Secretaria funciona só plano ilusório e no papel. As mulheres maranhenses seguem desassistidas e sem politicas públicas em suas cidades de origem e onde moram. Em abandono generalizado, inclusive.  
    
Violência não dá trégua e São Luís vai de Ilha do Amor a capital do terror

Até onde vai o esforço politiqueiro de se manter um secretário à frente de uma área que escracha e escancara a evidente e visível incompetência do mesmo? A pergunta refere-se à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão-SSP e seu titular Jeferson Portela que já deu provas cabais de que ‘não deu conta do recado’.

Resultado de imagem para jeferson portela
Vencido pela criminalidade, Jeferson, misteriosamente, ainda continua no cargo
São Luís, a extinta Ilha do Amor, agora uma das capitais do terror no Brasil, registra como que em rotina dezenas de assassinatos, latrocínios, roubos, furtos e demais delitos em tempo real. A população assustada, evita sair de casa. Mas, por outro lado, a indiferença com a perda da identidade sociocultural da Ilha que a levou a tornar-se violenta, além da ausência de politicas públicas e de estado, parece elevar secretário, Governo do Maranhão e prefeitura de São Luís a outra dimensão: para Jeferson Portela, Edivaldo Holanda Júnior e Flávio Dino nada estar a acontecer. A população que se dane, corroboram.  

Em São José de Ribamar, desgaste de Gil Cutrim se consolida

Sem dar respostas aos graves problemas que acometem São José de Ribamar de ponta a ponta, o prefeito da cidade, Gil Cutrim(PDT) inconfundivelmente se notabilizou por não se incomodar com a triste realidade que assola o município, da Região das Vilas à Sede.

Resultado de imagem para gil cutrim tocando matraca
Desgaste consolidado, Gil sairá da Prefeitura sem deixar nenhuma obra fundamental 
Uma das cidades que encabeça no Maranhão a lista de mais perigosas e violentas, Ribamar estar como um barco sem rumo no oceano prestes a naufragar. E em definitivo. Nos bairros e comunidades locais, os mais de 200 mil habitantes da terceira maior cidade do estado, pedem socorro e a criminalidade (um dos mais agudos problemas locais na atualidade)avança.

Gil, como é conhecido por bajuladores, cupinchas e cooptados, não conseguiu mostrar o gestor. Faz uma administração apática, indiferente e excludente e até aqui não deixa nenhuma obra fundamental na cidade pela qual poderia ser lembrado.  A população ribamarense o execra nas ruas e redes sociais. E o desgaste? Se faz ouvir em alto e bom som.  Em alto e bom som. 

Holandinha a dez meses da ‘extradição’; prefeito não consegue emplacar na capital abandonada

Há três dimensionais obstáculos que farão Edivaldo Holanda Júnior perder as eleições a dez meses de sua ‘extradição’ inevitável: violência, desemprego e saúde precária.

Resultado de imagem para holandinha sao luis
O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior: 'tríplice aliança' em seu desfavor 
A tríplice aliança patrocinada pelo prefeito à população de São Luís mostra o ‘amor’ de Edivaldo por seu povo.  Cidade abandonada, a capital vive o pior momento da sua história. E Edivaldo Júnior parece não ter a fórmula para o retorno à antiga Ilha do Amor, das tradições, da cordialidade e da alegria. Não soube equilibrar a ascensão da metrópole ao valor cultural histórico da São Luís de antigamente, ilha dos amores, pacífica e ordeira. O descompasso, gritante, descamba para a total reprovação do prefeito junto ao eleitorado.

Edivaldo, que vem utilizando, atualmente, técnicas pasteurizadas de politicalha ao se aproximar do ludovicense com o apenas interesse em se reeleger, caiu na vala comum. O prefeito não emplaca de ‘jeito maneira’ e a deputada Eliziane Gama já caminha rumo à tomada da cadeira oficial. Sempre à frente nas pesquisas, diga-se de passagem.

Secretaria de Juventude do Governo do Estado parece trabalhar com outra matéria que não a Juventude

Juventude à esmo, perdida, sem referencias de maranhencidade, sem norte, sem absolutamente nada. Assim vem sendo a vida dos milhares de jovens espalhados pelo estado do Maranhão, que ausentes de politicas públicas que não sejam paliativas, caem a cada dia no mundo do crime e na perda total de esperança em dias melhores.

Resultado de imagem para tatiana pereira juventude
A secretária de Juventude de Flávio, Tatiana Pereira(foto) curte um bom close governista. E a Juventude do Maranhão?

O cenário acima citado poderia não ser uma realidade, se a Secretaria de Juventude do Governo, de fato, funcionasse. Não funciona: a titular da Pasta estar muito aquém das reais demandas do setor. Somente na Grande São Luís, aonde o abandono sofrido pelos jovens é ululante, as muitas ausências que se arrastam contribuem para o grotesco mosaico de ações criminosas protagonizadas por adolescentes, meninos e meninas. Enquanto isso, Tatiana Pereira e turma posam para as câmeras governistas em tranquilidade. Pasmem: Ela ainda continua no cargo.

Em Paço do Lumiar, escândalos de corrupção de Josemar inspiram população a dá-lhe 'pé na bunda’

Não é só o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro que é alvo constante das ações do Ministério Público por corrupção. A esposa dele, Ivone, também o é. Mas como se não bastassem os fatos, Josemar e secretariado, além de aliados revoltados com o prefeito(leia-se conspiradores) andam pelo município bastante preocupados. E não apenas com a Justiça. O prefeito sabe que as últimas pesquisas apontam sua derrota para a população luminense.

Resultado de imagem para josemar e ivone
FANFARRA DA IMPROBIDADE O prefeito Josemar com Ivone; atolados até o pescoço em corrupção, população de Paço do Lumiar não vê a hora de...
Prometendo dar o troco nas urnas pela decepção sofrida, os eleitores não veem a hora de tirar Josemar do principal acento da Prefeitura. Sentimento que aos moldes do ''Isso é questão de honra'', vai muito além do interesse oportunista de nomes como Domingos Dutra, Bia Tornozelo Venâncio, Inaldo Pereira, Gilberto Aroso, Caetano Jorge, Raimundo Filho e similares. Em paço do Lumiar quem não suporta mais o descaso de Josemar com a cidade é a própria população desassistida do município, que avisa: lançará mão do famoso ‘pé na bunda' em 2016. Agora é aguardar!

Enquadramento de Flávio em Maura revela a alma do rei: centralizador, despótico, arrogante, truculento e politiqueiro. O que mais?

Alguns falam de indelicadeza. Outros tentam até desvirtuar o foco e classificar a postura legitima da prefeita de Poção das Pedras, Maura Jorge, ao querer se pronunciar em seu próprio município, de sarneysista (aliás, expressão ideológica que o maranhense já percebeu ser estratégia palácio-leonina para encobrir erros governistas, dentre outras artimanhas pantanosas). Nenhuma das duas opções. Flávio foi mais. Alcançou o ápice do centralismo e fez politicalha: para não comprometer o seu projeto politico de tornar-se o dono do Maranhão a partir de 2016, proibiu Maura de falar. A razão? Flávio pretende eleger Mauro Jorge, seu auxiliar que é concorrente da prefeita, o próximo gestor daquele município.

Resultado de imagem para flavio e maura jorge
REPETINDO SARNEY Flávio usou prática histórico-despótica para humilhar prefeita; Maura reagiu ao oligarquismo
Dino Flávio ou Flávio Dino(haja vista os muitos misancenes)também se revelou. Educação velada e travestida, o governador soltou de uma vez por todas a natureza insustentável, raivosa, impossível. Foi truculento arrogante e despótico. Ainda que encomendada a defesa do indefensável pelos Meios, Flávio Dino não conseguiu esconder a ninguém a pressa em deflagrar o projeto de consolidação de Poder de seu grupo político no estado. O mesmo que fez José Sarney em relação a Vitorino Freire. Agora reflitam: se Flávio tentou calar a boca de uma prefeita, imagine o que faria com um vendedor de picolé e com as demais gentes simples(...). Por hoje é só, tenham uma ótima continuidade de semana e que Deus nos abençoe a todos!  

13 comentários:

  1. Atalaia, governinho confuso esse hein meu meu querido? Neto Evangelista ta sendo atacado por flavio nos blogs do palacio, pow meu o cara é secretário e o que eles andam fazendo com Roberto Rocha? Isso não é fogo amigo, Atallaia, isso é maldade das brabas. É no cabresto mesmo sio, do jeito que o Sarney fazia, é isso Atalaia? Eu fico com o velhao entao ,
    Joni

    ResponderExcluir
  2. Rancorosos, revanchistas, medrosos e covardes, isso sim. Essa turma de Marcio Jerry é vingativa. O povo do Maranhão já entendeu e que bom. Parabéns pela coluna meu caro!

    Professor Eduardo- Pirapemas

    ResponderExcluir
  3. Você foi extraordinário...mostrou todas as mazelas de um governo que aparenta total despreparo quanto se trata de políticas públicas. Faltou falar da Educação...com um ideb baixíssimo e uma secretária sem rumo e com uma equipe oriunda da semed que não conhece nada de ensino médio e de administração estadual. Tania

    ResponderExcluir
  4. Recentemente a secretaria da SEMU emitiu uma nota de repúdio contra uma empresa de SexShop da cidade devido uma propaganda exibida em transporte coletivo, por entender que a publicidade estava ferindo a imagem da mulher e da família, muito louvável até o posicionamento neste sentido. Mas, no último sábado(28) o governador do Estado fez pior na cidade de Lago da Pedra, ferindo, humilhando, constrangendo e aplicando abuso de poder contra a mulher, mãe, avó e prefeita da cidade de Lago da Pedra, a senhora Maura Jorge.
    Hoje já passados três dias, a SEMU – Secretaria Estadual da Mulher não se manifestou de maneira alguma a favor da senhora Maura Jorge em relação ao episódio. Mostrando que a secretaria é OMISSA e que o valor da mulher não está 100% sendo defendido naquele órgão público.
    O comunismo querendo aplicar a era HITLER em nosso Estado.
    Texto: www.falaihmaranhao.com

    ResponderExcluir
  5. Cara eu não conhecia esse blog mas dar de mil nesses que tao que esses que tão por ai, tu é fera meu irmão, parabéns ai é Josinaldo da silva pacheco o pacherquinho da feira do joão paulo galera

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu trabalho. Sua imparcialidade é ímpar. Sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
  7. Atalaia mas esses ''artistas'' merecem pois os mesmo tao dia e noite na porta dessa dita cuja esmolando e a outra parte escondida no facebook, azal deles
    Patricia do Nelson

    ResponderExcluir
  8. Atallaia. Gostei da matéria, o sr. está de parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Professor Fernando, segue o que foi dito por seu colega Carlinhos no blog dele, sucesso para sua autarquia

    ''No momento da solenidade e da agressão verbal sofrida, a Prefeita não intimidou-se diante a situação constrangedora, ela respondeu ao Governador à altura, de autoridade para autoridade, mostrando que o respeito tem que ser mútuo e os poderes são autônomos e independentes .

    Após isso, a população local em repúdio a atitude de Governador, iniciam vaias o impedindo de falar. E a Prefeita Maura Jorge retira-se do palanque, para outro local para dar uma satisfação sobre aquela lamentável situação.

    O estado do Maranhão, a imprensa, a população mobilizou-se em repúdio ao desrespeito e falta de postura do Governador Flávio Dino, que atingiu não só a gestora,mas a todas as mulheres e cidadãos maranhenses e brasileiros. ( Os vídeos e imagens podem ser visto no " BLOG DO CARLINHOS " ).

    Renato Castro de Poção das Pedras- Diretamente do Comercial Luna

    ResponderExcluir
  10. Olá, meu grande jornalista "Fernando", estamos vivendo no universo onde o poder acasala á razão, onde o poder emancipa o próprio poder. Quero me reportar algumas secretária de estado,por exemplo; á cultura, onde existe maior jogo de cintura, esta prática já é bastante antiga no sistema, as vezes me pergunto,onde colocam tantos recursos determinados para beneficiar os artistas ludovicenses, que na verdade são prejudicado . Eu acho que deveria haver uma vigilância séria nesse sentido,e, que o governo fizesse uma auditoria constante neste órgão. Quanto a segurança pública nem se fala, a policia perdeu o poder de policia, só outra .

    ResponderExcluir
  11. Olha! poeta nossa secretaria de segurança está um caos,"a policia perdeu o poder de policia", não se veste mais camisa de puro sangue ´e sim pijama"
    Mosaniel , agente

    ResponderExcluir
  12. Eles pagaram com muita luta, só ta faltando a a primeira e a ultima parcela(são joao). Parabéns ai pela coluna amigo velho. Mauro/músico.

    ResponderExcluir
  13. Venho acompanhando a tua coluna com grande interesse. Dela, salta um Maranhão envolto num passado de mágoas, rancores, vinganças, frutos da Politicagem que teima em não abandonar essa terra cantada em verso e prosa, mas num passado remoto, no tempo que os bichos falavam. Agora quem fala são os políticos: mentiras, mentiras e mais mentiras. Ah, e má gestão e roubalheira, essas irmãs siamesas que não se separam jamais.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB