terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Bebê com microcefalia sofre de convulsões no interior do Maranhão

Família aguarda encaminhamento para atendimento com neuropediatra.
Causa da microcefalia no entanto ainda não foi confirmada pelos médicos.


Em São Domingos do Azeitão (MA), na região sul do Maranhão, uma família vive um drama após o diagnóstico de microcefalia de um bebê de pouco mais de um mês de nascido. O médico que o atendeu recomendou que o caso seja acompanhado por um neuropediatra, e enquanto a transferência não é feita, o bebê tem sofrido de convulsões. É o primeiro caso confirmado na cidade, localizada a 620 km da capital maranhense, São Luís.
O pequeno Lucas foi diagnosticado com microcefalia, doença considerada rara em que o bebê nasce com o crânio de tamanho menor que o normal, mas que colocou em alerta as autoridades de Saúde em todo o Nordeste do Brasil, após confirmada sua relação com o Zika vírus.
Secretário de Saúde admite que urgência esbarra na burocracia (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Secretário de Saúde admite que urgência esbarra
na burocracia 
A Secretaria de Saúde de São Domingos do Azeitao afirmou que já fez o pedido para o encaminhamento de Lucas, e admite que apesar da urgência, esbarra na burocracia de uma longa fila de espera.
Esta semana, a secretaria só conseguiu marcar a consulta para o dia 9 de dezembro. Já a transferência da mãe e do bebê ainda depende da liberação de verba ou de uma vaga na única ambulância que funciona no município.
“Ele não foi transferido ainda por conta que o Estado não marcou ainda a consulta com o neuropediatra. Não podemos mandar um paciente sem um encaminhamento da marcação do Estado para determinado setor”, explica o secretário de Saúde do município, Alisson Dantas.
Na semana passada, o bebê apresentou quadro de gripe e, agora, sofre com convulsões, já sendo internado por três vezes.
“Sábado ele deu uma crise, ficou igual morto. Desesperada aqui, levamos para o hospital. Aí chegamos lá, ficaram só olhando para ele, dizendo que tinha ficado normal”, relata a mãe da criança, Andréia da Silva.
Família vive drama enquanto não consegue atendimento para bebê (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Família vive drama enquanto não consegue atendimento para bebê
O atendimento para ele com um neuropediatra foi solicitado pelo pediatra que atende uma vez por mês no município. No laudo, o medico pede o encaminhamento de urgência e confirma que Lucas nasceu com microcefalia.
A causa de o bebê ter nascido com a microcefalia ainda não foi confirmada pelos médicos, mas a mãe confirma que varias vezes durante a gravidez foi ao hospital com sintomas de dengue.
“Eu senti de febre, muita dor no corpo e muita dor de cabeça. A febre passou e continuou a dor de cabeça, até o dia de eu parir”, diz Andréia.
No Maranhão, já existem 16 casos de microcefalia confirmados. A Secretaria de Saúde de São Domingos do Azeitão afirma que no município existem registros de casos de dengue, mas em nenhum dos casos as pacientes estavam grávidas.
As informações são do G1 MA
Edição da Agência Baluarte

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB