terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
A verba para pagar os agricultores que fornecem merenda aos estudantes é do programa federal PNAE. Secretário da Educação ainda não fez os repasses e anda protelando.

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

O secretário de Educação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, Geraldo Castro, acaba de aprontar mais uma. Dessa vez o alvo foram os agricultores que fornecem merenda às escolas da capital maranhense pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE.

Ocorre que os profissionais da agricultura, que há meses não recebem o dinheiro do Programa que deve ser repassado pela Educação, paralisaram as entregas e reclamam de calote. Uma fonte que preferiu não ser identificada, afirmou que a insatisfação com a questão já levou os agricultores a denunciar o possível desvio de conduta do secretário a setores da imprensa, mas ele prontamente se comprometeu em resolver o problema. O que ficou até hoje apenas na promessa.

AONDE FOI PARAR O DINHEIRO DO PNAE? Agricultores denunciam que o secretário Geraldo Castro(foto) não faz os repasses
''Ele ficou com medo do escândalo vir à tona e entrou em contato com alguns agricultores pedindo que não levasse o problema pra imprensa, que iria resolver logo, mas até hoje nada'', disse a fonte.

Segundo apurou ANB Online, agricultores de localidades como Cinturão Verde, Maracanã e Itaqui-Bacanga deixaram de investir nas plantações por falta da verba dos repasses. Nos centros de ensino, a merenda não chega.

''Não temos como plantar e nem entregar, pois não há dinheiro para pagar nem a gasolina do carro que faz a entrega e nem para comprar material para as hortas, tudo parou'', explicou um agricultor revoltado.

A reportagem da Agência Baluarte tentou contatar o secretário de Educação da Prefeitura de São Luís, Geraldo Castro, para obter esclarecimentos sobre a denúncia, mas, como é de praxe, o telefone só sinalizava fora de área ou desligado. 

Os agricultores já não sabem a quem recorrer.

43 comentários:

  1. Isso é muito grave. Será que houve atraso no repasse federal? O prefeito com a palavra...

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito grave. Será que houve atraso no repasse federal? O prefeito com a palavra...

    ResponderExcluir
  3. Atalaia, não é so o PNae , este secretário estar devendo deus e o mundo e o dinheiro estar vindo sim, a policia federal tem que ganhar conhecimento dessa denuncia, os agricultores do cinturão estão sem receber faz mês e o pessoal do tibiri ta sem nenhuma condição de trabalhar ,
    é o paulinho

    ResponderExcluir
  4. Concordo o Tamer, Holadinha tem que ser pronunciar, afinal de contas o secretário é dele.
    Atalaia, por essa razão que São Luís não vai pra frente meu caro.

    Luís Cantanhede, Renascença 2

    ResponderExcluir
  5. Fernando, ver a situação da secretaria de turismo dessa mesma prefeitura, la o povo ta é metendo a mão e sem pena sio/ Osvaldo

    ResponderExcluir
  6. A verdade é que o salário do Sr. Geraldo Castro e da Senhora Samira estão em dias e eles não estão nem aí para os agricultores. O referido secretário pagou apenas uma nota do novo programa de 23/11/2015 à 30/11/2015 e queremos saber do programa antigo de setembro até 17/11/2015.A minha pergunta para o secretário é cadê o dinheiro do agricultor familiar? Margarida

    ResponderExcluir
  7. Como tudo nesse Estado, levar a sério e respeitar a classe menos favorecida está bem distante à realização. É lamentável prejudicar ims classe que só ajuda as demais. Complicado r desacreditado esse atual governo.

    ResponderExcluir
  8. Isso é uma vergonha! Os politicos só servem pra issi tirar do nosso bolso. É por isso que a politica fede. Mas daremos nossas respostas esse ano para esses babdidos!

    ResponderExcluir
  9. Há denuncias entre os funcionários da secretaria citada de desvio de dinheiro deste programa federal e o povo sabe que Já passou da hora de investigar!
    Maninho da Guarda Municipal-SL

    ResponderExcluir
  10. Realmente o povo tao metendo a mão. Não tao nem ai pra alimentação de ninguém. Por eles estão nem ai o pagamento deles estao em dias. Isso realmente é muito grave.

    ResponderExcluir
  11. Tem que investigar para saber se o dinheiro vai ser gasto em campanha. Simples assim!!!
    Ronaldo Alencar- Vila dos Nobres

    ResponderExcluir
  12. Desgraça pouca é bobagem. Então o tal do Geraldo Secretário resolveu atingir logo duas classes: agricultores e alunos. Que sina a do povo a do povo maranhense! Quer dizer: por que escolhem tais governantes? Ano de eleição é o momento certo para uma pedalada no traseiro desses maus e larápios gestores do dinheiro público.

    ResponderExcluir
  13. Desgraça pouca é bobagem. Então o tal do Geraldo Secretário resolveu atingir logo duas classes: agricultores e alunos. Que sina a do povo a do povo maranhense! Quer dizer: por que escolhem tais governantes? Ano de eleição é o momento certo para uma pedalada no traseiro desses maus e larápios gestores do dinheiro público.

    ResponderExcluir
  14. A Polícia tem que apurar para onde estar indo esta verba pois se o Governo Federal manda porque não é repassada? Pergunta que não quer calar. Adriely Bayma

    ResponderExcluir
  15. Jornalismo tem que ser feito assim! Com denúncia!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente este é um caso recorrente na administração pública, quer por gestão incompetente, quer por "desvio de conduta", quer pela filosofia brasileira do "meu pirão primeiro", e finalizei dizendo que o Brasil está longe se ser um país republicano.

    Augusto Pellegrini

    ResponderExcluir
  17. Governo da ilusão. Infelizmente Holandinha, era uma vez. Os ludovicenses estão decepcionados com tua gestão. Tudo foi ilusão.

    ResponderExcluir
  18. Ora não sabem a quem recorrer? Cadê o Ministério Público? Se Vendeu?

    Garrincha

    ResponderExcluir
  19. Acho um problema sério o governo deixar de honrar seus compromissos prejudicando assim muita gente. Agora quero aqui constatar algo que acho muito delicado e muito importante. Se queremos mesmo priorizar a educação, temos que tirar do secretário da pasta essa preocupação com a construção de escola, limpeza, segurança, etc. Tantos problemas e preocupações que tiram o foco principal que eh cuidar da educação, do currículo, do desempenho escolar, da retenção, do idb, da pesquisa na escola .... enquanto n fazemos isto, continuaremos a apagar incêndios e nunca cuidaremos o suficiente do mais importante que eh educar educar educar com qualidade.

    ResponderExcluir
  20. No meu entendimento, queridos, se a verba é federal a questão é da alçada do MPF(Ministério Público Federal).
    Mariane, sou Professora.

    ResponderExcluir
  21. Me sinto triste e envergonhada após essa leitura, como pode de uma só vez o sujeito tirar a educação e alimentação dessas crianças? E a fonte de renda dos agricultores como fica?

    ResponderExcluir
  22. Me sinto triste e envergonhada após essa leitura, como pode de uma só vez o sujeito tirar a educação e alimentação dessas crianças? E a fonte de renda dos agricultores como fica?

    ResponderExcluir
  23. Me sinto triste e envergonhada após essa leitura, como pode de uma só vez o sujeito tirar a educação e alimentação dessas crianças? E a fonte de renda dos agricultores como fica?

    ResponderExcluir
  24. Esses miseráveis não pensam mais nem nas crianças tiram lanche de crianças repasses da saúde para comprar o básico. Vão arder no inferno !

    ResponderExcluir
  25. Na escola do centro e da alemnha não ta chegando, fernando, eu trabalho lá e o pessoal que entregava nao apareceu mas, ah entao foi isso com certeza ele nao pagou eles que bruxo aff é a maria da cantinaescola

    ResponderExcluir
  26. Quanta sujeira,políticas públicas que é bom,nada!

    ResponderExcluir
  27. O senhor Edivaldo tem a obrigação moral de explicar essa situaçao desse secretário e o governo federal deve agir com prontidao nesse caso, não se pode admitir uma situação dessas onde o mesmo pode estar desviando esse recurso para humildes agricultores que fornecem merenda para nossas crianças se for o caso cadeia nele
    Prefeito a sociedade quer ouvir vossa excelencia
    Nadia, liderança da area itaqui-bacanga com muito orgulho

    ResponderExcluir
  28. Isso é um abuso, falando minimamente, pra não dizer uma falta de humanidade. O ensino público já passa por tanta dificuldade e ainda tem quem ache pouco. Alô MP E PF... Está aí mais um peixe grande pra fisgar! Parabéns pela matéria poeta.

    ResponderExcluir
  29. Mas o Holandinha não era a mudança de vcs? Agora aguentaaaaaa
    Paty Linhares

    ResponderExcluir
  30. Não acreditei quando li, Geraldo leia -se Secretário de educação municipal... A voz dos menos vistos está sendo ouvida e que sejam punidos, e que nossas crianças assim como todo o povo sejam respeitados pelo difícil poder público deste País. O poder nas mãos de um tolo decepcionante.

    ResponderExcluir
  31. Não acreditei quando li, Geraldo leia -se Secretário de educação municipal... A voz dos menos vistos está sendo ouvida e que sejam punidos, e que nossas crianças assim como todo o povo sejam respeitados pelo difícil poder público deste País. O poder nas mãos de um tolo decepcionante.

    ResponderExcluir
  32. Atallaia há um certo secretário dono de bar que ate terreno na Lagoa(AREA NOBRE) comprou com recursos públicoS, o fulano vivia na balada a mae esculhambando os rippi LÁ DO reviver e hoje ta podre de rico a criança é carro importado pra todo lado meu amigo nem precisa dizer quem é pois esse moço é conhecido da galera e bem conhecido, merece uma reportagizinha do patrimonio dele esse rapaz.

    Marcinho Alhadef

    ResponderExcluir
  33. O secretário de Educação Geraldo Castro, do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, comete mais este ato de pouca vergonha em não pagar os agricultores, que há meses não recebem o pagamento referente ao Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE. Que deve ser repassado pela Educação.
    Ocorre que os profissionais da agricultura paralisaram assim as entregas e reclamam de calote aplicado a eles.
    Através desse canal informativo deixo a minha insatisfação em não ter visto ainda nenhuma ação por parte do orgão e autoridades competentes.
    Amigo Atallaia não deixemos essa peteca cair vamos fazer com que o ministério público venha saber de tal situação. A atitude citada é coisa de cadeia!

    ResponderExcluir
  34. OS BENEFICIÁRIOS TEM QUE FAZER O ACESSO A CONTA QUE ESTA DISPONÍVEL NO SISTEMA SE O GESTOR FEZ TRANSFERENCIA LÁ ESTA FEITO NOMINALMENTE, O REPASSE NÃO FALHA, FAÇO ACESSO REGULAMENTE NESTE SISTEMA É A CERTEZA SE ELE RECEBEU, ISTO É RECURSOS DO PNAE.
    JOSENILDO ARAUJO-PAÇO DO LUMIAR

    ResponderExcluir
  35. Falta de compromisso ou falta de gestão o secretário tem feito muita bobagem a mudança seria afasta-lo do cargo..

    ResponderExcluir
  36. Falta de compromisso ou falta de gestão o secretário tem feito muita bobagem a mudança seria afasta-lo do cargo..

    ResponderExcluir
  37. É preciso e urgente uma investigação detalhista da conduta do supracitado e se comprovado o desvio(de conduta e de dinheiro) do secretário ele deve ser exonerado imediatamente, respondendo assim processo criminal. Ana Teresa-Direito-UNDB

    ResponderExcluir
  38. Impressionante. Coisa triste. Sobre a administração das escolas o Profº Moacir Feitosa faz muita falta.
    Ana Lourdes Ribeiro

    ResponderExcluir
  39. Quem é geraldo no jogo do bicho? Hora meu caro, geraldo castro dedicou a vida.dele inteira ao ensino
    Reconhecido como um dos maiores prof de historia do maranhao, foi responsavel pela aprovação de inumeros estudantes que
    Galgavam uma vagas em universidades e sempre foi exemplo de profissional e.de caracter. Professora Meire Lina

    ResponderExcluir
  40. Para completar a incompetência da SEMED, já no fim de dezembro de 2015, o secretário Geraldo Castro Sobrinho realizou uma reunião para tratar do suposto calendário escolar de 2016; a verdade é que esse calendário jamais será cumprido enquanto não resolver os problemas antigos que até o momento assolam os espaços escolares.

    Tanto, que na última sexta feira (08), ocorreu uma reunião com gestores da SEMED, diretoria do Sindeducação, professores e membros da Associação de Moradores da Cidade Olímpica, onde o objetivo do encontro foi cobrar respostas da Secretaria de Educação sobre a reforma da UEB Jairo Rodrigues, desde agosto parada e sem previsão para finalização da obra.

    Outro ponto discutido na reunião foi justamente a lotação do Anexo Ribamar Bogea que abriga alunos da UEB Jairo Rodrigues. Segundo o corpo escolar, extremamente revoltados com a situação, relataram que as crianças ficam em locais inapropriados e quando o calor atinge a saúde e a integridade física dos alunos. O retrato do descaso da gestão municipal foi o que ocorreu com uma menina da educação infantil; ela caiu da escada e quebrou a arcaria dentária, pois a escola improvisada não possui estrutura adequada para os alunos.

    Além da cobrança pelo início da obra, professores questionaram a proposta de calendário escolar de 2016 proposto pela Secretaria de Educação Municipal. Segundo a Prof. Orfisa Surama, da diretoria do sindicato, durante a reunião, explicou que o calendário escolar é pura ilusão. Esse Geraldo , vou te contar...

    Paulo de Tarso

    ResponderExcluir
  41. Moacir Feitosa é um canalha isso sim e o Ministério Público que o diga.
    Afrânio

    ResponderExcluir
  42. Pra que honrar os compromissos com a educação, se a "ignorância" é a base perfeita para um país corrupto, regido por canalhas e mal feitores?? Felizmente bom caráter não depende de educação... Quem sabe essa corja de maus políticos terá o que merece, quando a justiça deixar de ser cega...

    ResponderExcluir
  43. Esse secretário é aquele que deixou as crinças sem cadeira e mesa nas escolas o mesmo que permitiu milhares de livros da biblioteca municipal de sao luis ir parar no lixão- me disseram que o Ministério Público come na mão dele, a esposa é juiza.
    Bartolomeu Alencar, sanitarista

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB