sexta-feira, 11 de março de 2016
Coluna do Fernando Atallaia
Eleições 2016 na Grande São Luís

Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte

As antigas e novas convicções de sempre

Desde quando perdeu seu poder de convencimento ideológico por conta de denúncias e escândalos que abalaram suas raízes (bem no cerne, inclusive) que a esquerda no Maranhão tenta, assim como no País, luta por seu espaço de reestruturação, propondo resgatar a credibilidade arranhada tanto na esfera politica quanto na eleitoral.

Pedetista de ocasião, o prefeito Gil faz em Ribamar uma das piores administrações já vistas na história recente do município; Jackson Lago está a se revirar no túmulo 
Partidos como o PSDB, PT, PCdoB e alguns outros poucos estão na corda bamba no Brasil. Em nosso estado, pelos rincões afora, as siglas já mostraram a falência de seus quadros que ausentes de compromisso com os ditames e conceitos históricos apregoados ao longo dos anos por seus pensadores, protagonizaram em prefeituras municipais o mesmo que a direita: escândalos de farta corrupção. Hoje misturadas esquerda e direita no rol do interesse estritamente eleitoreiro, a população maranhense que habita a Grande São Luís não se mostra animada quando o assunto é o ‘discurso do mudar o mundo’. Exemplo maior dessa falência de ética na politica local que vem permeando o pleito deste ano são as gestões dos prefeitos da região metropolitana que em tese deveriam ‘fazer a diferença’, mas que na prática não fazem e nunca fizeram.   

A CAMINHO DO PAÇO Dutra é o candidato do novo momento vivenciado pelo PCdoB no Maranhão, onde o que vale são os interesses eleitoreiros e a tomada de poder 
Em São José de Ribamar, por exemplo, onde a oposição não conseguiu até aqui unificar as vozes oposicionistas em torno de um projeto político que se queira sério e compromissado com as demandas da população, o prefeito Gil, do PDT, apresenta um acentuado e irreversível desgaste junto aos munícipes e a opinião pública da cidade. Ele é do mesmo partido do saudoso ex-governador Jackson Lago, ícone da luta antioligárquica. Como se vê, um paradoxo ululante.

Em Raposa, o prefeito Clodomir(foto) estar às idas e voltas com a Justiça, enquanto a população local respira o atraso; distante, muito distante da ideologia, ele não abre mão da... 
Já em Paço do Lumiar, a cena politica atual e os eleitores do município vêm rejeitando Domingos Dutra em suas sucessivas tentativas de emplacar seu nome a Prefeito. Dutra é do PCdoB, partido que prega no estado a mudança conceitual na governabilidade, mas que esbarra na cultura da barganha e da inclusão de aliados em detrimento dos interesses coletivos. Não era para ser assim.  Mas já ficou claro que a preocupação da sigla é eleger a grande maioria possível de candidatos comunistas e ai se inclui a ‘forçação’ de barra pelo nome de Dutra. Tudo em prol de um novo oligarquismo com caras e nomes já revelados.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior: máquina estatal a serviço de reeleição e um padrinho governador como cabo-eleitoral 
Redundância e mesma conduta, os prefeitos Clodomir Oliveira (PRTB) e Edivaldo Holanda Júnior (PDT) já provaram, em definitivo, que a ideologia partidária pode ser facilmente diluída quando estão em jogo a continuidade e a permanência no poder. Só agora com a máquina estatal disponível à reeleição e a força midiática do governador como cabo-eleitoral, Edivaldo fez alguma coisa por São Luís. Já Clodomir, apesar de suas idas e voltas na Justiça para se manter no cargo, nem isso fez. Em quatro anos, Raposa continua a respirar o atraso e as muitas adversidades vivenciadas por seu povo. Compreensível: ambos obedecem ao principio de um individualismo extremado. A sorte é que a máscara ideológica dos partidos caiu e a população, por sua vez, quer líderes que sejam diferentes destes e daqueles.

A partir de agora.


Coluna publicada no Jornal A Tarde e distribuída em todas as bancas de revista da Grande São Luís.  

6 comentários:

  1. Realmente Jackson Lago estaria decepcionado com essas figuras do PDT,caso estivesse vivo.

    ResponderExcluir
  2. Quer queiram ou não queiram quer gostem ou não o Nordeste ainda é Capitania hereditária, onde alguns estados aina têm famílias que se acham e agem como donos de seus latifúndios(Capitanias)isso fica explicito na politica de quebra o momento vivido no pais é tipo: " O Brasil é uma especie de viúva que busca um novo amor e cortejada por pretendentes de todos os tipos, famílias(partidos)e os riscos são enormes. Particularmente me ressinto de no Brasil não existe uma filial do EI pra jogar uma bomba no Senado, outras no Congresso e mandar essa corja de Herdeiros de piratas raciados co índios, negros e renegados pro espaço.
    Esses infelizes chamados políticos provocam em mim as piores sensações e sentimentos. Desculpem o comentário acido!

    ResponderExcluir
  3. A lucidez e a imparcialidade são suas maiores marcas, parabéns!

    Alexandre Nardini-Advogado

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Jackson Lago era uma grande líder. Admirável! Mas o PDT, o PT, o PCdoB já perderam a sua antiga essência e já não representam nem um ideal novo.

    ResponderExcluir
  5. Esses politicos sao todos iguais... Ai ideia é o seguinte é so votar no menos pior affs

    ResponderExcluir
  6. Todos nós sabemos que foi a pior ADM do nordeste... Politica ribamarense está uma vergonha!
    ANB, mais uma vez está de parabéns, Fernando Atallaia parabéns pela matéria!
    Os portugueses são os culpados por trazerem pra cá' a politica destruidora e perversa e ladra!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB