quinta-feira, 14 de julho de 2016

Coluna do Fernando Atallaia 
Politica, Cultura e Realidade em São José de Ribamar

Por Fernando Atallaia 
Editor-Chefe da Agência Baluarte 
atallaia.baluarte@hotmail.com

Desespero na cupinlândia; Gil, cupinchas e demais desnorteados no paredão da insistência 


A insistência do prefeito Gil e turma em continuar na vida politica de São José de Ribamar, ainda que enfrentando os mais elevados índices de rejeição já registrados na história da cidade por um gestor, a três meses da eleição protagoniza as mais ridículas investidas de desespero em solo ribamarense. 


Tentando através de factoides, falácias e mentiras deslavadas criar um  ‘clima politico’ na cidade,  Cutrim mostra total desrespeito pela população do município ao usar de expedientes toscos e grosseiros na intenção de ludibriar o eleitor ribamarense contra a pré-candidatura do ex-prefeito Luis Fernando Silva, do PSDB. Líder em todas as pesquisas de opinião em São José de Ribamar. 
Resultado de imagem para gil cutrim
FIM FATÍDICO O prefeito Gil: desnorteado, ele aciona acupinzados para espalhar factoides, falácias e mentiras no município; população ribamarense já percebeu a 'estratégia'.
As manobras desastradas do prefeito já foram há muito percebidas pelos ribamarenses que, na Região das Vilas e Sede, repudiam as mancadas de Gil. Ainda que saiba que os factoides recheados de infantilidade não causam nenhum dano à imagem do tucano, Cutrim insiste em remar contra a maré e para dar continuidade à estratégia atabalhoada, expõe-se aos mais risiveis momentos de comédia. Por outro lado, apesar de jovem, mostra ser é um oligarca obsoleto, vingativo e truculento. O que ,  pela tradição familiar, não poderia ser diferente. 


Sem razões para cobrar fidelidade dos próprios bajuladores que já começam a debandar do barco, Gil vem convivendo com o fato irrefutável de gozar em território ribamarense de mais de 90 por cento da rejeição da população local que não vê a hora de expurgá-lo em definitivo da cidade. Essa constatação não tem sido nada digerível às entranhas de Gil. Desnorteado, ele parte para o ataque.


Desespero na cupinlândia; Gil, cupinchas e demais desnorteados no paredão da insistência II 


E não para por ai. A exatos três meses da eleição, o desespero que vem acometendo Gil das muitas insônias faraônicas há muito já ganhou desdobramentos no dia a dia de seus poucos fies escudeiros, dois, três no máximo, pontue-se. 
Resultado de imagem para dinheiro
EM CAUSA PRÓPRIA Os acupinzados de Gil são capazes de tudo por dinheiro.
Os acupinzados de Gil temem com a vitória de Luis Fernando Silva em outubro serem varridos de uma vez por todas das benesses da Prefeitura das quais gozaram nos últimos quatro anos. Há até um auto anunciado pré-candidato, conhecido na cidade pelo mau caratismo, que tenta em vão  enganar os ribamarenses com a ‘feição do gente boa’. Capaz de tudo por dinheiro, desse o eleitorado já é escaldado.  


Queda livre na Balneária ou de como os acupinzados de Gil perderam mesmo o sono


E a correria é grande. Às vésperas de serem mandados às patavinas em face da formação de um novo Secretariado pelo próximo prefeito eleito, grande parte dos auxiliares de Gil, igualmente responsáveis diretos pelo caos e destruição do município, se agarram com 'unhas e dentes' ao que sobrou de dinheiro público ainda disponível nos ‘caixas’ das Secretarias, segundo informou à Coluna um funcionário ligado ao setor financeiro da Prefeitura municipal. 

Resultado de imagem para prefeitura de sao jose de ribamar
FUTURO DE ACUPINZADOS, INCERTO O Slogan da PSJR: possibilidade concreta de perda de benesses vem promovendo demonstrações de fragilidade e desespero em São José de Ribamar
Por outro lado, em total desespero Gil e acunpizados não declinam da ideia de ‘bater’ em Luis Fernando Silva no afã de conseguirem o que eles vêm designando como ‘virada’ no processo eleitoral deste ano. Na prática, a cada investida desastrada e malograda da cupinlândia, o tucano só cresce nas pesquisas. Há quem acredite que o ex-prefeito chegue aos 100% da predileção do eleitorado ribamarense na semana da votação, por exemplo. 


Sumiço de legendas; as Siglas de Politicalha ‘deram um tempo’? 


Recolhimento. As chamadas Siglas de Politicalha (PMDB, PPL, PP, PPS e PDT) que atuam em São José de Ribamar, pelo visto, após matéria publicada por este colunista nas páginas de ANB Online, se recolheram aos aposentos. Alcoveadas, como é de praxe, as legendas devem reaparecer na semana da votação quando melindrosamente pretendem reclamar o espaço devido junto ao eleitor ainda afeito à compra de votos. 

Resultado de imagem para politico comprando voto
As Siglas de Politicalha aparecem geralmente na semana da eleição na cidade balneária; neste pleito, pelo visto, não será diferente.
As Siglas de Politicalha vem sendo alvo de reclamações dos ribamarenses que não admitem a postura duvidosa de partidos políticos interessados em apenas quinhão eleitoreiro. As siglas também são acusadas de manter na direção, oportunistas, fanfarrões e descompromissados com a realidade local. O eleitorado ressabiado pretende dar o troco nas urnas.  


Caiu no glossário ribamarense; linguística local aceita novas nomenclaturas 


A dicionarística ribamarense a cada dia vem agregando ao seu rico caldeirão linguístico novas conceituações, nomenclaturas sintáticas originais e desdobramentos semânticos fabulosos. Mas é no campo da linguagem popular que ela, de fato, se destaca com suas peculiaridades, expressivos cacoetes, gírias recheadas de ludismo e, claro,  novas formas de atribuição. 
VERTENDO PARA O 'IDIOMA RIBAMARENSE' Moradores de São José de Ribamar deram feição humana a cupim destruidor
É o que vem ocorrendo, por exemplo, com o prefeito Gil Cutrim. O imaginário popular ribamarense foi tão ‘generoso’ com Gil que delegou ao esquecimento o sobrenome do gestor, substituindo-o por cupim. Nas centenas de manifestações realizadas contra a gestão dele até aqui, a alcunha foi invocada em todas as ocasiões e para sacralizar em definitivo a pseudônima, a própria líder do Governo do prefeito na Câmara, vereadora Marlene Monroe, acabou invocando este ano em plenário o ‘elogioso’ Cupim. Marlene nem se deu conta. 


Indicação de Nonato Lima para Guarda Municipal ainda causa revolta na cidade


A duvidosa e controversa indicação do vereador acunpinzado Nonato Lima para Guarda Municipal de São José de Ribamar causou revolta na cidade balneária. 


Nonato indicou o ex-presidente do Sindiguarda, Mauro Sérgio Correa para o comando da corporação. As reações foram imediatas. Nos bairros e redes sociais, os ribamarenses repudiaram o nome de Correia e ameaçaram protestar contra o Governo municipal.  
  
Resultado de imagem para nonato lima sao jose de ribamar

SEM NORTE O vereador Nonato Lima: depois de acunpinzação, ele vem tomando as decisões mais esdrúxulas em São José de Ribamar.
Nonato Lima, que agora mete os pés pelas mãos com frequência na cidade, não esconde a ninguém a falta de norte em relação à própria conduta politica. Foi líder do governo Gil na Câmara e expressou insatisfação com o prefeito em carta aberta ao se afastar abruptamente do cargo. Foi abduzido pelo mesmo prefeito a lançar o nome à vice na chapa de Luis Fernando Silva e quando se deu conta da ampla rejeição declinou da ideia. Hoje filiado ao partido de Gil, faz as vezes do ‘influente’, mas atropela a si mesmo. Qual será a próxima ‘ratada’ de Nonato Lima? Por hoje é só, tenham uma ótima continuidade de semana e que Deus nos abençoe a todos! 


3 comentários:

  1. Tu podia falar com tua grande inteligência que foi luis fernando que trouxe gil pra nossa cidade e deu essa merda toda e deixar nonato de mao pois todo mundo conhece o trabalho de nonato melhor vereador de Ribamar sábio e preparado não e atoa que o mesmo vai pro quinto mandato , faz essa matéria fernando atalaia porque não tem pra ninguém ele vai ser o mais votado e tu vai ter que dar destaque na tua coluna
    Josyane

    ResponderExcluir
  2. Tu é muito engraçado Atalaia, Lister vai pra tribuna e diz com todas as letras que o mandato é dele porque ele comprou voto e tu não escreve nada , agora de Nonato tu chama de cupim, essa eu não entendi, sinceramente

    Me compre um bode!!!

    Bruno da Sede

    ResponderExcluir
  3. A esquerda comunista e a nova modalidade dissimulada de escravizar o povo através de uma carga tributária extorsiva e humilhante. O negócio dessa CORJA DE CORRUPTOS é criar impostos e mais impostos para poder roubar mais dinheiro do estado e depois cinicamente distribuir migalhas para os mais ignorantes usando o velho discurso de igualdade e justiça social. Mozart Garces

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB