quarta-feira, 26 de outubro de 2016
Plenário aprova projeto que cria a Universidade da Região Tocantina – UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), terá sede em Imperatriz.

O Plenário aprovou, na sessão desta quarta-feira (26), o Projeto de Lei nº 181/2016, de autoria do Poder Executivo, que cria a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), que terá sede em Imperatriz, como parte do projeto de regionalização do ensino superior no estado.
“A regionalização da Universidade é mais um compromisso cumprido do nosso programa de governo e atende a uma antiga aspiração da Região Tocantina”, afirma o governador Flávio Dino, na mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa.

Além de objetivar o desenvolvimento de acordo com a vocação produtiva da região, o projeto de lei do governo prevê autonomia administrativa à nova Universidade.
De acordo com o texto aprovado no Plenário da Assembleia, todos os bens imóveis e móveis atualmente pertencentes à Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na região passam a fazer parte do patrimônio da UemaSul e serão aplicados de acordo com as especificidades da localidade. O projeto especifica ainda que a lista de municípios que será atendida pela nova universidade será fixada em decreto posterior à aprovação da lei.

Resultado de imagem para cesar pires  deputado
César Pires foi contra a criação da UEMASUL em Imperatriz
No encaminhamento da votação, os deputados Marco Aurélio (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB) defenderam a aprovação do projeto. De acordo com o deputado Marco Aurélio, há mais de 20 anos a comunidade acadêmica da Região Tocantina luta e espera por esse momento de autonomia para a Universidade Estadual da Região Sul. Ele ressaltou que a atual dependência da Uema de Imperatriz da reitoria, que fica localizada em São Luís, retarda o desenvolvimento universitário para a região.
“Nós vamos ganhar uma reitoria presente. Vendo as necessidades e sendo cobrados todos os dias pela comunidade acadêmica. Coisa que é uma distância tão grande, não só os 630 km de distância, mas o distanciamento institucional, acima de tudo. O que temos a ganhar? A nossa liberdade como região, o fortalecimento do nosso ensino superior”, disse o parlamentar em discurso no Plenário.
Quem também enfatizou os ganhos com a aprovação da criação da UemaSul foi o deputado Bira do Pindaré. Segundo o parlamentar, só quem não conhece a Região do Sul do Maranhão é que pode ser contra uma proposição como essa.

“Tenho certeza que vai ser uma experiência exitosa. Eu não posso crer que o Ceará tenha universidade regional, que Paraíba tenha universidade regional, que Pernambuco tenha universidade regional, que o Pará e o Piauí tenham e alguém quer me convencer que o Maranhão, não pode ter Universidade Regional”, frisou Bira do Pindaré.

CRÍTICAS AO PROJETO

Na sessão desta quarta-feira, os deputados César Pires (PEN), Max Barros (PRB), Andrea Murad (PMDB), Edilázio Júnior (PV), Nina Melo (PMDB) e Graça Paz (PSL) criticaram o projeto do governo. O primeiro a ocupar a tribuna, para questionar a matéria, foi o deputado César Pires:
“Eu quero deixar bem claro que não sou contra a criação da UemaSul, embora eu vá votar contra. Tenho as minhas razões e minhas motivações para poder fazer esse tipo de comportamento, é que eu não concordo com a maneira, com o afogadilho com que foi feito isso, desrespeitando por completo aquilo que se chama de construção de uma Universidade”, declarou César Pires.

No mesmo tom, os deputados Max Barros, Andrea Murad, Edilázio Júnior, Nina Melo e Graça Paz questionaram o projeto e a votação, em regime de urgência. Eles defenderam que, antes de ser votado no Plenário, o projeto de criação da UemaSul deveria ser objeto de uma discussão mais ampla nas Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa.


As informações são da repórter Aurina Carneiro
Edição da Agência Baluarte 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB