terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Idealizador do projeto Casamentos Comunitários recebe homenagem da Comarca de Tutóia
Presidente do TJ também recebeu homenagem.

Durante cerimônia do projeto Casamentos Comunitários realizada pela comarca de Tutóia, na última sexta-feira (9), com 110 casais, o juiz Rodrigo Otávio Terças Santos, anfitrião da festa, homenageou o desembargador Jorge Rachid, criador do projeto no ano de 1998, à época corregedor-geral da Justiça. O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha, representado pela desembargadora Maria das Graças Duarte, vice-presidente, também foi homenageado.

Durante a abertura do evento, o juiz Rodrigo Terças, titular da comarca de Alcântara e respondendo por Tutóia, relembrou o apoio dispensado pelo desembargador Jorge Rachid nas cerimônias de casamento comunitário da comarca. “Nesta tarde quero homenagear, com uma simbólica placa, o criador desse importante projeto que já uniu mais de 1200 casais em Tutóia e Paulino Neves”, enfatizou o magistrado.

De acordo com Rodrigo Terças, o desembargador foi um “corregedor para além do seu tempo e gestão” ao pensar um projeto dessa magnitude e alcance social.

Resultado de imagem para jorge rachid desembargador
Idealizador do projeto Casamentos Comunitários, o desembargador Jorge Rachid recebeu homenagem da Comarca de Tutóia.
Ao receber a honraria, o desembargador Jorge Rachid ressaltou a importância do projeto para os noivos que casavam naquele momento, e para os mais de 100 mil unidos em todo o Estado. “Existe uma lenda: quem casa no casamento comunitário não descasa, por isso, todos viverão eternamente juntos, é o meu desejo”, afirmou parabenizando os nubentes.

O desembargador disse ainda estar muito feliz e honrado com a homenagem, realizada no primeiro casamento comunitário à beira-mar, em um cenário único, com um pôr do sol impressionante, no portal de entrada do Delta das Américas. “Parabéns ao juiz Rodrigo Terças que pensou essa maravilhosa cerimônia, aos magistrados aqui presentes, e ao Poder Judiciário estadual representado pela desembargadora Maria das Graças Duarte”, agradeceu.

PRESIDENTE – O presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, também foi homenageado pela comarca de Tutóia. O juiz Rodrigo Terças ressaltou que o desembargador sempre prestigiou os eventos do projeto na comarca. “Obrigado por sempre apoiar e prestigiar os casamentos comunitários nesta comarca de Tutóia”, disse o juiz.

A placa foi recebida pela vice-presidente do TJ, desembargadora Maria das Graças Duarte, que parabenizou a comarca pela cerimônia única, e referenciou o casamento como a instituição mais importante da sociedade. “O casamento é cada vez mais presente na sociedade, por isso, a importância desse projeto que hoje une mais de cem casais nesse cenário romântico”, ressaltou a desembargadora.

CASAMENTO - A cerimônia, iniciada às 17h20, ao entardecer, teve a participação de outros sete juízes concelebrantes, Francisco Eduardo Girão Braga (Cantanhede), Marco Adriano Fonseca (1ª vara de Pedreiras), Isaac Sousa e Silva (São Bernardo), José Lima Filho (Buriti), Aurimar Arrais Sobrinho (Governador Nunes Freire), Marcelo Fontenele Vieira (1ª vara de Araioses) e Jerusa Duarte Mendes (2ª vara de Araioses), que compareceram voluntariamente.

O evento marcou a despedida do juiz Rodrigo Terças da comarca. Ele foi titularizado na vara única da comarca de Alcântara durante sessão plenária do TJMA no último dia 7. Durante a solenidade, ele fez um rápido balanço do trabalho realizado ao longo dos anos em que atuou em Tutóia, aproximando o Poder Judiciário da comunidade. Ele destacou que a nova geração de magistrados vislumbra, também, o aspecto humano, fato que segundo o juiz resulta num "salto qualitativo" da prestação jurisdicional, que se concretiza não apenas em número de sentenças, decisões, por exemplo, mas em ações como o projeto Casamentos Comunitários, que levam dignidade e direitos às pessoas que mais necessitam da presença do Estado em suas vidas.

O juiz deixa a comarca com vários projetos implantados, entre eles “Gestão Integrada de Vara Única – Divisão de conhecimento e responsabilidade em prol da celeridade e eficiência do Poder Judiciário”, premiado pela Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma). Projetos sociais na área de música para os jovens de Tutóia e Paulino Neves, também receberam atenção e apoio do Judiciário local.

Também participaram da solenidade o diretor da Corregedoria, Gustavo Campos, representando a desembargadora Anildes Cruz, corregedora-geral da Justiça; os cartorários do 1º e 2º Ofícios da comarca, Domingos de Souza e Norma Lúcia França, respectivamente; o chefe de gabinete da Prefeitura de Tutóia, Gustavo Pierre, representando o prefeito Raimundo Baquil; o presidente da Câmara de Vereadores de Tutóia, Antonio Francisco; o pastor da Igreja Adventista, Welington Sousa; e o padre da Igreja Católica, Cláudio Mendes.

MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO MARANHÃO 
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB