sexta-feira, 8 de março de 2013

 
O líder tecnicista ou a técnica a favor do líder?

 
Ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva é achincalhado em artigos, que entre sugestivas constatações,  ainda sugerem, nas entrelinhas, saídas para um possível quebra cabeça em torno da sucessão governamental.


Por Fernando Atallaia


Alguns artigos publicados nas últimas semanas em blogs da capital tentam prender a atenção do leitor para o óbvio: o grupo Sarney está desgastado internamente na corrida pela sucessão governamental que já se iniciou. Uma realidade que circunda os também governamentáveis da ala oposicionista e os chamados aspirantes a uma suposta e escorregadia terceira via que almejam o tão sonhado poderio econômico do Palácio dos Leões.

Por razões simples, o cenário atual não guarda nenhuma surpresa, com exceção é claro, das ‘’indefinições’’ em torno do candidato dos Sarneys que tentará substituir a governadora Roseana no continuísmo oligárquico em 2014. Luís Fernando Silva, entre eles.

O ex-prefeito de São José de Ribamar detém em tese, as qualificações necessárias para assumir o cargo de governador se não fosse a ausência de simpatia estritamente política o maior dos seus obstáculos. Ocorre que Luís Fernando há muito tempo e desde sempre se manteve na aura do bom técnico e gestor exemplar concebido nos contextos da dita administração modelo do ‘bem governar’. Essa ‘qualidade’ criou uma dicotomia, um tanto quanto perigosa, ao projeto do secretário de Infraestrutura do governo Roseana de galgar mais um degrau na sua, digamos, vitoriosa carreira política.
O secretário de Infraestrutura de Roseana Sarney, Luís Fernando Silva: crescendo politicamente entre a Oposição e o Governo, ele poderá ser o próximo governador do Maranhão

Luís Fernando poderá sim se justificar pelas atribuições do gestor ideal, no entanto esbarra na ausência de popularidade. Uma popularidade que não seja vinculada a sua trajetória como ex-prefeito, ex-secretário, ex-isto ou ex-isto ou aquilo. Precisará o candidato de Roseana Sarney fragmentar a imagem intacta e irredutível que ele mesmo criou ao longo dos anos. A seu favor algumas vantagens que podem ser decisivas para que Luís Fernando Silva caia na graça do povo e venha a ser o próximo governador do Maranhão:

- O discurso oposicionista não mudou, não convence e não agrada a população maranhense. Bater em José Sarney virou chavão, folclore e não deixa de ser ‘fuga pela tangente’ àqueles que nada têm a mostrar de novo ao ‘novo’ que pregam.

- Flávio Dino, como candidato da oposição até aqui não conseguiu a tão desejada unificação das vozes (partidos políticos, terceiro setor, movimentos sociais e outras configurações) em torno de seu nome. Ao contrário, as supostas oposições do estado a todo o momento insurgem-se contra si mesmas em atos gritantes de dissenção, imaturidade e rompimento.

- Lobão como candidato do grupo Sarney não é a principal alternativa do Governo em 2014, como o propagado. É na essência uma forma de sinalizar ou ‘amedrontar’ os possíveis governanamentáveis(governistas e oposicionistas) como um nome a ser (obrigatoriamente) apresentado à população e  correligionários. Um nome que se quer Padrão. Paira também um esforço em manter a todo custo uma geração arcaica (a supostamente confiável!) do Grupo Sarney em detrimento de novos nomes que podem vir a  ser utilizados. Os Sarneys evidenciam dessa forma a vulnerabilidade que os tem encurralado e Luís Fernando nesse ínterim só cresce politicamente como a ‘alternativa’.

- Luís Fernando Silva, é de fato e até por direito o candidato do grupo Sarney. Fiel e bom moço, agrada a alas do Governo e mantem-se uniforme em sua biografia politicamente traçada e de certa forma incólume. Pelo menos até onde os Sarneys o querem.

O que falta, então, a Luís Fernando Silva?

Bom, de um lado temos um estado miserável como bandeira arguida na imprensa (inter) nacional e reconhecido pela opinião pública como tal. Um estado que é governado há décadas por um sistema político vicioso, traiçoeiro e despótico, onde Luís Fernando nasce e cresce. Esta, uma verdade. Do outro, como exemplo, a oposição comandou por décadas a capital maranhense e temos uma cidade que nada deixa a desejar ao grupo Sarney em ranços de subdesenvolvimento, miséria, nepotismo e mandonismo. ‘Qualidades’ presentes na política maranhense praticada por ambos os lados. Os índices de miséria ovacionados por esta oposição que espinafra Luís Fernando Silva quando o assunto é a sucessão de 2014, são os mesmos índices que ela (a oposição) causa e fortalece quando administra.

A oposição esteve no governo estadual com o saudoso Jackson Lago e o que se via era a forma sarneysista de administrar. Ou seja, mudam-se os atores, mas o conceito é o mesmo e permanece. E Luís Fernando Silva segue como matriz do debate nesse turbilhão. Os articulistas que o negam como o candidato do Governo são em verdade aqueles que não depositam confiança alguma em Flávio Dino. O fazem para demarcar e/ou reverter um território que há muito já é escrachado: a dita oposição maranhense não se superou. Fala da Oligarquia, mas bebe de sua fonte. Os jornalistas ressentidos pela ausência de pauta veem em Luís Fernando Silva- por mais que não queiram- o postulante legitimamente cabível às intenções do grupo Sarney quando o tema é a sucessão governamental. E devem seguir assim - até as eleições de 2014-negando a si mesmos essa realidade.

Luís Fernando Silva precisará ser trabalhado. Tem robustez política. No entanto lhe falta maleabilidade dialógica. Flexibilidade no discurso. Empatia. O secretário de Infraestrutura poderá até enganar-se se porventura não abrir os sorrisos. Lambuzar-se com os muitos suores pelo Maranhão afora e não ousar trocar (imediatamente) a camisa do técnico pelas chuteiras do político. Do bom político que busca a todo instante em todas as instãncias a proximidade com (im) prováveis novos adeptos e/ou simpatizantes. As caminhadas para Luís Fernando podem dessa forma, ser venturosas. Há um caminho plantado por ele, o qual não pode ser ignorado. Nem pelo Governo nem tampouco pela Oposição. Essa mudança significativa (no perfil) de Luís Fernando é o que temem o pretenso candidato número um dos Sarneys( Lobão) e o catapultado e raso Flávio Dino. Luís Fernando Silva, portanto, está a um passo de tornar-se o próximo governador do Maranhão. Algo que a partir de agora só dependerá dele.

 
 
 
Fernando Atallaia foi repórter e colunista dos jornais A Tarde, Tribuna Luminense, Extra, Portal do Maranhão, JP Turismo (Jornal Pequeno), revista Caminhos do Maranhão e jornal Tribuna do Nordeste. Atualmente escreve para diversos blogues, saites e jornais da capital maranhense e é o Editor-Chefe da Agência de Notícias Baluarte. Além de jornalista é também poeta, músico, cantor e compositor.

 

 

 

13 comentários:

  1. Merece ser nossso governador seu Atalaia, Luis fernando foi o melhor prefeito que São José de Ribamar já teve com certeza.

    Lúcia amiga de Leia aqui do Cruzeiro

    ResponderExcluir
  2. É UMA COISA PELA OUTRA , ELES SÃO TUDO IGUAL MESMO MAS LUÍS FERNANDO MERECE PELO MENOS UMA CHANCE
    DANIEL VILA KIOLAA SÓ BURACO

    ResponderExcluir
  3. Farinha do mesmo saco, Lobão e o Luís Fernando não muda nada. Vou com Flávio... e acabou.
    Denis Lima professor- Vila Esperança

    ResponderExcluir
  4. Fernando Atallaia parabéns pelo ótimo texto agora é uma situação complicada amigo, de um lado como voce mesmo dia a oligarquia que não tira o atraso do maranhão com esse monte de prefeito corrupto e de outro essa oposição de fachada, o que fazer então me responda? eu voto nulo pra governador, não vale a pena não amigo. Ronaldoe família São José de Ribamar

    ResponderExcluir
  5. falta ele falar a verdade e parar de mídiaaaaaa kkkkkkk

    késia centro sou funcionária da prefeitura

    ResponderExcluir
  6. É por isso que esse estado não tem jeito é oligrquiaa de um lado e outro NULOOO Luís Pedro e a galera da C.O

    ResponderExcluir
  7. GOVERNADOR??????KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. A melhor análise politica que ja vi até hoje mas atalaia e o lobao vai deixar? fala ai

    Sargeno Pires da cohab

    ResponderExcluir
  9. "nelhor prefeito de Ribamar?" só pra quem na mora nos bairros como pq. Vitóruia, alto de turu e região!

    José Uchôa (Jardim Turu)

    ResponderExcluir
  10. Luis Fernando é o melhor candidato. Desta vez eles levam o meu voto. Fiquei traumatizado com o golpe dado no Dr. Jackson Lago. Eles controlam tudo. Melhor não perder tempo e votar logo nos Sarneys. Cansei, água mole aqui no MA bate mais não fura.

    ResponderExcluir
  11. Foi o melhor vereador que São José já teve e será um grande governador- voto em Luís Fernando com todo orgulho e raça. Sérgio Cohatrac 2

    ResponderExcluir
  12. Ele foi o melhor prefeito de Ribamar, é fato!

    Mas ele nunca pegou um abacaxi que é a prefeitura de São Luís, que tem que se virar com uma receita pra saúde que, mesmo dobrada, não dá para atender nem os dentro e nem os de fora!

    Ele também não foi prefeito de uma cidade como Imperatriz, uma cidade em desenvolvimento; ele dirigiu uma prefeitura que estava de olho em bairros como a Cidade Olímpica e Operária, a UEMA e o Aeroporto, para assim angaria mais fundo de participação dos municípios.

    Seu governo não era da oposição, ele tinha todo o apoio do estado, se ele não fizesse algo que prestasse naquela cidade, cuja referencia é o festejo ao padroeiro e, sabe se lá, e uma colônia de pescadores, seria muita burrice!

    ResponderExcluir
  13. Independente de seus apoiadores ,ficou comprovado que oDr. Luis Fernando Silva tem competencia e determinação,fato ja comprovado ,em suas gestoes junto ao governo ,e adm.Municipal,Eu vi eu acompanhei e ainda hoje vejo seu empenho em defender os intereses do povo realizando benfeitorias que teem resultados positivos,proporcionando sempre melhorias,para a população,eu arrisco ,eu voto,eu peço votos

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB