quinta-feira, 6 de março de 2014
Oito detentos já foram assassinatos neste ano no sistema prisional maranhense – cinco deles por estrangulamento ou enforcamento

Por OSWALDO VIVIANI (JP)

Os assassinatos de detentos no sistema carcerário maranhense prosseguem, e mostram que as “medidas emergenciais” levadas a cabo pelo governo Roseana Sarney (PMDB) para conter a séria crise que se instalou nos presídios no fim do ano passado fracassaram.
Vinte e cinco presos (a maioria formada por líderes de facções) foram transferidos para um presídio federal de segurança máxima, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul); o Batalhão de Choque, da Polícia Militar do Maranhão, e a Força Nacional (federal) tomaram conta das sete unidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, realizando revistas quase diárias nas celas; um órgão com nome pomposo – Comitê Gestor de Ações Integradas – foi criado pelo governo estadual para enfrentar a crise prisional; e um mutirão para analisar os processos dos apenados foi realizado pela Defensoria Pública do Estado.
No entanto, nada disso parece estar dando resultados efetivos. As mortes nas prisões do Maranhão continuam. Oito apenados foram mortos neste ano no estado, quatro em Pedrinhas, um na CCPJ do bairro do Anil e três em cidades do interior (Santa Inês, Balsas e Itapecuru-Mirim). Apenas mudaram os meios utilizados.

A dupla Aloisio e Roseana: no melhor estilo sertanejo universitário...
Com acesso restringido, pelas revistas periódicas nas celas, a armas de fogo e brancas – revólveres, “chuços” (faca artesanal), facões –, os presos agora estão usando, para matar seus desafetos, o que a Secretaria de Segurança do Maranhão chama de “outros meios”: enforcamento (com lençóis, fios elétricos ou o que estiver à mão); estrangulamento (com objetos ou com as próprias mãos); ou espancamento. Sete dos oito detentos mortos neste ano no sistema penitenciário do Maranhão foram assassinados dessa forma. Um foi morto a “chuçadas”.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB