sexta-feira, 8 de maio de 2015
Maranhense ainda não viu diferença entre Flávio e Roseana. Ambos estão cada vez mais próximos e parecidos. Se é que já não eram. Eram?

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DA AGÊNCIA BALUARTE

Mais é que é quase impossível não associar as declarações do governador Flávio Dino acerca da onda de criminalidade que vem devassando o estado e, em especial a Grande São Luís onde os ecos são ainda mais vorazes, à inexperiência ou sapiência de que mudando o foco do problema o governo Dinista terá um pouco mais de tempo para organizar-se. É esta sensação que passa Chefe e auxiliares ao se apoiarem nos apelativos de certa ‘herança maldita deixada’ ou nos ''poucos dias que temos'' no comando do estado.
Resultado de imagem para flavio dino
ESBARRANDO NAS PRÓPRIAS PERNAS Flávio foi eleito sob a aura do herói; discurso inconsistente, inércia e ausência de ações acertadas já o fizeram cair na vala comum 
Essas desculpas esfarrapadas demonstram que a trupe comunista bateu de frente em choque frontal com o próprio discurso. Ou na melhor das hipóteses foge pela tangente para negar a condição vulnerável em que se encontra. Exemplo reinante, as falas do governador denunciam a distância entre a atroz realidade vivenciada na ilha (homicídios diários em praça pública) e a campanha eleitoral que já é passado. Flávio insiste entre as centenas de assassinados nos últimos meses (que, a bem da verdade, são mutilados sociais de uma cena de exclusão onde tanto a Prefeitura de São Luís quanto o seu Governo não oferecem politicas públicas de inserção) num ‘maranhão de todos nós’ que desde a sua instauração só contemplou a própria aldeia de conhecidos caciques (hoje aliados do governador), apadrinhados dos mesmos e agora os novos em formação.

Resultado de imagem para roseana sarney
A ex-governadora e corrupta Roseana: ela ainda cederá por muito tempo a logistica de sua antiga gestão aos governos do Maranhão; assim como ela, Dino e secretários abusaram e abusam do sistema de ''amizadezinhas''. 
Mas as relações prostituídas e prostituidoras de Flávio Dino, repletas dos mesmos traquejos sarneysistas da politicalha, em tese não ofereceriam tantos riscos à governabilidade se a vontade politica de mudar os rumos do estado para a real dimensão de sua potencialidade fosse a prioridade do comunista. O governador vem mostrando que não é bem assim. Repare no noticiário local: farta percentagem do material noticioso veiculado pela cadeia comunicacional do Governo (imprensa oficial e cooptados de última hora) dá conta de que a preocupação do grupo palaciano é com a conjuntura politico-eleitoral para o ano que vem quase 24h por dia.

Resultado de imagem para jeferson portela
Jeferson Portela, secretário de Segurança do estado, é outro titular de Pasta de Flávio que crer de 'pés juntos' está desenvolvendo um bom trabalho; desde quando ele assumiu mais de 400 maranhenses já foram assassinados 
São secretários de Flávio focados nas eleições de 2016 quando pretendem concorrer às Prefeituras do interior. São ‘reuniões protocolares’ e visitas que na prática não dão em nada (leia-se nada que beneficie a população). São anúncios de propostas disso e daquilo e encontros, muitos encontros entre políticos governando e aspirantes a cargos públicos. As nomeações do Governo seguem o mesmo compasso. O próprio Chefe também coaduna da conduta. Flávio é visto com frequência nas presenciais das alianças (cooptações) político-partidárias. Até aí, tudo bem. Nada de errado. Se não fosse, é claro, o desnível da atuação do Governo que, eleito para governar, mais faz ‘politica’ que governa.

Resultado de imagem para marco aurelio  secretario adjunto de dino
APRENDENDO COM O CHEFE O subsecretário Marco Aurélio mostra desprezo e 'brinca' com morte de estudante em montagem eletrônica; minutos depois, assim como o próprio governador rotineiramente faz, ele solta uma frase-pronta para autojustificar-se: ''estava exercendo minha cidadania''. 

É cultural? De fato a política do Maranhão guarda mesmo esse ranço de oligarquismo que se vê refletido nas relações de ''amizadezinhas'' que favorecem e são favorecidas. Veja o quadro da Assembleia Legislativa onde a grande maioria dos ocupantes pertence ao grupo politico ora dominante, sem levar em conta a competência para o exercício das funções (salvo raras e ralas exceções). E é justamente aí que se faz necessário o fatídico discurso anti-Sarney, assim como aos Sarneys importava o anticomunismo. Essa condição ideológica é que dá vida, sobrevida e mantem a sobrevivência dos esquemas destes e daqueles. Há de se fazer um louvor a Flávio Dino e secretários nesse particular. Governador e auxiliares usam e abusam das saídas semânticas. Uma forma de se sentirem confortáveis e autojustificados pela lógica de um raciocínio que os encoberta. Recentemente, um exemplo: o subsecretário de Comunicação, Marco Aurélio entregou a falta de compromisso com os maranhenses e o visível despreparo para exercer o cargo (dentre outras desatribuições) ao ''brincar'' com a morte do estudante  Rondinely Ferreira da Costa, de 18 anos, que foi baleado durante um assalto dentro de um ônibus no bairro da Cohab, em São Luís. Logo e prontamente, Aurélio reagiu: ''Estou exercendo minha cidadania''. Mas é Flávio( o chefe de Marco) que não esconde a ninguém ser um mestre dos trocadilhos, das frases-feitas-prontas, arrumadinhas, de impacto; um asceta da verborragia na demasiada intenção de pulverizar os discursos levando o ''curral'' a crer que a realidade, ainda que concreta, perceptível e sufocante, é apenas uma ilusão de óptica. Governos que trabalham nessa estratégia são perigosos. Atuando no campo do inverossímil, as falácias tendem a cair. E agora não são mais quatro décadas de Sarneys contra quatro meses de Flávio Dino. São as mesmas mentalidades no mesmo lugar. 
Resultado de imagem para enterro do estudante Rondinely Ferreira da Costa
Familiares de Rondinely Ferreira da Costa tiveram que no dia do anúncio da morte do estudante conviver com o desdem do subsecretário do governador; o auxiliar de Dino mostrou como o Governo do Estado vem vendo a crise na Segurança:'tô nem aí' 

O problema do Maranhão é conceitual, com já afirmava este editor em 1998. Mudam-se as figuras, mas as mesmas práticas permanecem. Ou pelo menos, as justificativas para as contemplações pessoais renovam-se. Ganham outra cara para alentar a permissividade. Exemplo ululante, foi o show de nomeações iniciais promovido pelo governo de Dino onde  namoradas, amantes, amigos, parentes e vizinhos foram os favorecidos de Flávio através de seus secretários. Ou vice-versa. Ou seja, o mesmo que fez a ex-governadora corrupta Roseana continua a ser feito no Governo atual. O mesmo que, possivelmente, faria Lobão Filho se fosse hoje o governador. Um governo que se quer igualitário e justo nunca concentrará poder descomunal nas mãos de poucos em detrimento de muitos. Este governo, assim como os anteriores, não é justo. Mas mais que isso, é inerte, despreparado e está desorientado pelas bandeiras sociais que levantou, defendeu e agora nega. Secretarias como Juventude, Ciência e Tecnologia, a controversa Transparência e Controle, a inoperante Direitos Humanos e a obscura Secma  funcionam só no papel, sugando dos cofres públicos dinheiro para uma funcionalidade sem contrapartida ao maranhense pagador de impostos. E é assim que é. Assim. 


9 comentários:

  1. Você falou bem poeta, outro que é bom de lábia é esse francisco gonçalves, o sujeito não mostra resultado nenhum mas pra enganar o povo o cabra é rapido, flavio so nomeou craque na enganação e a a nossa ester costa é so na moita, salarios deles é 20 mil por mes pra nao fazer nada. povo besta foi eleger esses pilantras. Celso, suplente de vereador alcantara

    ResponderExcluir
  2. Exatamente assim... Perfeita análise.

    Sérgio Pinto

    ResponderExcluir
  3. Adorei a expressão ''Os novos em formação''. Um vizinho meu(Cohajap) ganhou salariozinho de 6 mil e agora vive esbanjando, presente de uma secretária. Detalhe: o moço é malhadinho, bombado.
    Ana Teresa

    ResponderExcluir
  4. Creio que o caro jornalista (muito inteligente por sinal) não entendeu a mensagem do ‘’governador de todos nós’’: esse primeiro ano meu caro é só pros de casa.

    Ano que vem quem sabe... /? Henrique da Semus, concursado.

    ResponderExcluir
  5. Esse blogueiro com dor de cotovelo, só escreve merda , impossível mudar 45 anos em 120 dias, mas as mudanças já comecaram , pergunte aos professores que este ano não entraram em greve , porque foram atendidos suas reivindicações, pergunte aos militares e policiais , que teram reajustes significativos e aos funcionários públicos em geral que receberam suas progressões e reajuste justo , melhor você mudar de profissao seu blogueiro incompetente e desinformado. Eu não pertenço ao governo, sou profissional liberal e só observo as mudanças.

    ResponderExcluir
  6. COMPLICADO!!!
    JOSUÉ DO MARACANÃ, VOTEI NELE

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB