segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Posse de vice impede Câmara de afastar Lidiane Leite em Bom Jardim

A posse da vice-prefeita do município de Bom Jardim, Malrinete Gralhada (PMDB), acabou por inviabilizar a articulação da Câmara de Vereadores, que tinha por objetivo pedir o afastamento imediato da prefeita Lidiane Leite, declarada foragida pela Polícia Federal (PF), em decorrência da ausência da chefe do executivo da cidade.
Ocorre que a Lei Orgânica do Município, prevê o afastamento da prefeita, pelo Poder Legislativo, quando a ausência estiver configurada ausência do prefeito por um período superior a 10 dias. A cadeira do comando da Prefeitura, contudo, ficou vaga por somente oito dias. Isso porque apesar da ausência de Lidiane Leite, Gralhada acabou ocupando o espaço vago.
A vice-prefeita de Bom Jardim, Malrinete Gralhada, foi empossada pelo juiz Cristovão Barros na sexta-feira
Malrinete Gralhada foi empossada prefeita em Bom Jardim
O presidente da Câmara Municipal, vereador Arão Silva (PTC), afirmou a O Estado que os parlamentares nada mais podem fazer. Ele revelou que os colegas ficaram surpresos com o mandado de segurança ingressado na Justiça Estadual pela então vice-prefeita, que garantiu a sua posse, mas ao mesmo tempo, desarticulou o Legislativo.
“O artigo xxxx da Lei Orgânica diz que o prefeito não poderá ausentar-se do município sem a licença da Câmara sob pena de perda de mandato. Acontece que quando a vice-prefeita assumiu mandato de prefeita, por decisão judicial na sexta-feira, acabou ao mesmo tempo, fazendo com que ficássemos impedidos de pedir o afastamento da prefeita. Isso porque Lidiane Leite ficou, na verdade, apenas oito dias fora da administração municipal. A cadeira de prefeito está agora ocupada. O município não está mais sem comando”, explicou.
Para Arão Silva, Malrinete Gralhada acabou se precipitando ao recorrer à Justiça para garantir a sua posse no Executivo.
“Estávamos aguardando até com ansiedade que esse prazo de 10 dias fosse excedido pela prefeita, justamente para que realizássemos logo amanhã [hoje], uma sessão extraordinária consolidando o seu afastamento. Após afastada, iniciaremos o processo da cassação do seu mandato. Depois de afastada, era justamente a vice-prefeita quem assumiria o mandato. Mas, infelizmente ela se precipitou, numa atitude que surpreendeu a todos nós, e recorreu a Justiça antes de realizarmos a sessão”, completou.
Justiça – O presidente da Câmara Municipal afirmou que agora, o Poder Legislativo aguarda pelo desdobramento de duas ações ingressadas na semana passada pelo Ministério Público, que pedem o afastamento da prefeita Lidiane Leite.
“Cabe a nós agora esperarmos apenas pela Justiça. A prefeita está foragida da Polícia Federal, existem ações que pedem o seu afastamento, portanto, acredito que há elementos o suficiente para que a Justiça dê uma resposta para a população. Infelizmente, nós vereadores, estamos impedidos de fazer o que planejávamos, que era justamente afastar amanhã [hoje] a prefeita de seu cargo”, finalizou.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB