sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
ALLEGRO VIVACE PARA ATALLAIA

Ricardo Leão(primeiro à direita) ladeado por Benedito Buzar e Nauro Machado: crítica da obra musical atallaiana
 
Fernando Atallaia, expoente do lirismo musical maranhense, apresenta-nos este fabuloso Ode Triste para Amores Inacabados, coletânea de composições com letras altamente refinadas e sofisticadas, que apontam para uma carreira sólida e inspirada no território dos grandes compositores, letristas e chansonniers brasileiros. Antenado com a densa carga lírica que herda da tradição poética e musical da cultura nacional, e mais especificamente da tradição maranhense, Ode Triste para Amores Inacabados tem o repertório minimalista de apenas sete composições, com especial atenção para letras potentes como a de Bandeira 2’, Casa de Marajá ou Manhãs Ardentes, em que Atallaia demonstra toda sua verve como sensível e elaborado poeta que é, entregando-nos imagens e metáforas de um sabor maduro e em flagrante alarde.

Desse modo, senhor de uma voz poderosa e um talento de igual modulação, Fernando Atallaia confirma uma vocação inequívoca como letrista brilhante e autor de composições repletas de swing e riqueza melódica, sem cair no trovismo fácil ou nos cacoetes de outros compositores do cenário nacional. Atallaia, ao contrário, traz em Ode Triste para Amores Inacabados uma obra singular e segura, que se apoia nas melhores características do vasto cancioneiro de nosso país, que não cessa de fabricar verdadeiras jóias para o seu acervo.

Com esta Ode Triste para Amores Inacabados Fernando Atallaia se firma no horizonte da nova geração de compositores e poetas, à qual felizmente pertenço, e torna-se, indubitavelmente, a voz mais habilitada para verter as nossas angústias e reflexões através da música, motivo pelo qual ele já conta com o respeito e a admiração daqueles que são coevos e co-geracionais. Que outros trabalhos surjam para confirmar todas as grandes expectativas que surgem em torno do Atallaia, outra voz poderosa a se somar ao coro dos grandes talentos do Maranhão e do Brasil neste presente momento.

Ricardo Leão, da mesma geração literária de Fernando Atallaia, é Poeta, Ensaísta, e Professor-Doutor, tendo já publicado diversas obras de Crítica e História da Literatura, o que lhe rendeu o prêmio nacional de Crítica Literária da Academia Brasileira de Letras  em 2012. Participou ativamente da vida literária maranhense da década de 90 do século passado, sobretudo em grupos literários, como o Poeme-Se, Curare e Carranca, respectivamente, publicando antologias, organizando eventos, agitando com seus pares a cena cultura de sua terra natal.

17 comentários:

  1. é Fera falando de fera Parabéns Fernando, sua música é realmente show cara
    Natanilson o batera do barrica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amigo! Muito sucesso Fernando!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Leão sabe o que diz: o amigo Fernando Atalaia é um grande intelectual da nossa terra com passeio livre por várias manifestações de arte. O caro comentado vai da poesia ao bom jornalismo.
    Sucesso ao artista
    Márcio do Boi de Nina Rodrigues

    ResponderExcluir

  4. simplesmente Ridiculo a vereadora Marlene monroe tentando babar o governador a mando de gil, dessa eu não vou esquecer nunca, essa mulher nasceu só pra babar politico.

    ana serra a amiga da campina

    ResponderExcluir
  5. Tive, recentemente, o prazer que conhecer um pouquinho do trabalho do Fernando Atallaia... A julgar pelas suas matérias, é perceptível o compromisso e a entrega naquilo que faz. Não seria diferente na música e na literatura, obras dignas de quem traz consigo a essência e a alma de um amante da vida exatamente como ela é... Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Fernando Atallaia: FODAÇO!

    Neto

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Fernando. Essa terra eh repleta de talentos e vc eh um desses destaques. Homenagem merecida. Parabens. Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. BELAS PALAVRAS DE RICARDO LEÃO, ONDE RETRATA BEM O VIGOR DAS LETRAS MUSICAIS DO MEU QUERIDO AMIGO FERNANDO ATALLAIA. SÓ TENHO A DIZER QUE ESTOU A ESPERA DO MEU ALBUM, AUTOGRAFADO É CLARO! PARABÉNS, O RECONHECIMENTO VEM DE FORMAS ESPERADAS, QUANDO SABEMOS DO GRANDE POTENCIAL.

    ResponderExcluir
  9. Fernando Atallaia é um versátil poeta, escritor e compositor que consegue dar um toque de contemporaneidada às suas obras sem perder os genuínos sotaques literários e musicais que identificam o artista maranhense.

    ResponderExcluir
  10. Dele eu gosto de 'Bandeira 2 , Manhãs Ardentes, Nossa Cena, Haja Luz, As Dores do Mundo e todas as outras..conheço toodassss e adorooooo..
    Beijos meu lindo! Da Mirian

    ResponderExcluir
  11. Fernando é sem duvida um grande expoente da geração 90 em são Luis. poeta ,compositor , musico , cantor , jornalista e articulador de grande movimentos em nossa Ilha. sua alma emana arte da melhor qualidade seu fazer aritistico primoroso reflete claro sua visão humanística , romântica, critica , politica e sicial. Parabéns Fernando Atllaia meu amigo de longas datas.

    ResponderExcluir
  12. Isso foi mais que merecido, conheço o Fernando e sei que ele conhece bem de perto a cultura do nosso pais é na verdade um ícone que precisa ser, visto com cuidado. Ele é lutador um verdadeiro guerreiro das causas que se diz respeito ão povo, nunca vez escadas nos outros para subir na vida. Pelo contrario derrubou com sua coragem muitos escadeiros de plantão. Reivindicando direitos e esclarecendo ão povo através de sua visão cultural e politica os fatos na linha da verdade.
    Por isso parabenizo esse ícone da cultura sócio politica do nosso estado. Como filho da terra que é e mero conhecedor dos problemas que acarrem tão diariamente a nossa sociedade.QUE DEUS TE PROTEJA E TE ABENÇOE SEMPRE. PARABÉNS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Fernando Atalaia pessoa simples e humilde que luta pelos menos favorecidos, assim posso definir esse artista-jornalista de garra e coragem, tudo de bom Fernando tu és 10, Mil, 1 Milhão
    Reinalda e familia pacheco

    ResponderExcluir
  14. O grau de perfeição é simplesmente espetacular. Qualidade musical de tirar o folego, capaz de remete-nos a profundas reflexões. Aliás, vindo do Fernando Atallaia, serão sempre trabalhos executados com o máximo de excelência. Parabéns, Fernando.

    ResponderExcluir
  15. Ricardo Leão acertou em cheio. Parabéns ao grande Ricardo e ao Atallaia, nossa principal inspiração na Ilha.

    Dany Soquetione(UFMA)

    ResponderExcluir
  16. Sempre me limito no horizonte pleno de suas ideias... não só compondo parte desse plano artístico, mas como ativista de atitude que é, confrontando na música uma linguagem útil na condução dos conflitos cotidianos e - no estilismo do caos- pincela sua pena fora do campo de gravidade, atenuando indivíduo e coletivo numa peça magistral. Poeta, maestro com baquetas pirofagicas, é um coringa no jogo.

    ResponderExcluir
  17. Você é show parabéns meu amigo!👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB