terça-feira, 8 de abril de 2014
Ministério Público do Maranhão aciona prefeito Josemar Sobreiro por improbidade administrativa em Paço do Lumiar

Do MP 

A 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar ingressou, na última sexta-feira, 4, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município, Josemar Sobreiro de Oliveira. A ação foi motivada por irregularidades no Portal da Transparência do Município.

 Conforme verificação realizada pela promotoria, com apoio da Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação da Procuradoria Geral de Justiça, embora esteja em funcionamento, o Portal da Transparência da Prefeitura de Paço do Lumiar não atende aos requisitos legais mínimos.
Os links "Receitas" e "Despesas", por exemplo, não possuem nenhum arquivo publicado. De acordo com o Decreto n° 7.185/10, que "dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do sistema integrado de administração financeira e controle", a disponibilização das informações orçamentárias e financeiras deve ser feita até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil. 
Prefeito Josemar e o vice, Marconi Lopes, solicitaram a Roseana recuperação de vias do Maiobão
Prefeito Josemar Sobreiro e o vice Marconi Lopes com a governadora Roseana Sarney: eles estão promovendo o maior show de corrupção que Paço do Lumiar já viu

Ainda sobre as despesas, devem constar a identidade do fornecedor ou prestador de serviço, o valor empenhado e o que foi recebido por cada bem ou serviço fornecido não bastando a informação de quem foi o beneficiário e o valor total pago. Informações sobre o procedimento licitatório ou o ato de dispensa que fundamentaram a realização da despesa também deverão ser disponibilizadas.

"O agente público, responsável pela gestão da coisa pública, deve permitir a plena fiscalização de seus atos de gestão fiscal, divulgando-os oficialmente e conferindo-lhes transparência, a permitir que qualquer cidadão, instituição e agentes públicos possam ter conhecimento deles e constatar sua legalidade, eficiência, execução etc", explica, na ação, a promotora Gabriela Brandão da Costa Tavernard.

Ao não alimentar adequadamente o Portal da Transparência, o prefeito Josemar de Oliveira viola a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, configurando, também, violação à Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92).

Caso seja condenado, o prefeito de Paço do Lumiar estará sujeito ao ressarcimento integral do dano causado aos cofres municipais, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, pagamento de multa de até 100 vezes o valor da remuneração e à proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público pelo prazo de três anos. 




Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

9 comentários:

  1. Dois canalhas da pior especie sem falar naquela secretária carla a moça da '' mulher'' pega em esquema e que os canalhas deixaram no cargo, sem falar em desvio de milhoes pro escritorio desse fulano marconi sem falar em casa de josemar mansao com helicoptero e tudo , atalaia a corrupçao ai ta enoooooormeee superou tia bia de tornozelo so que tudo abafado abaafdinho meu irmaooo por enquanto
    henrique do senadinho amigo do canalha profi

    ResponderExcluir
  2. ÉGUASSSSSSS ATÉ TU JOSEMAR ? BRINCADEIRA. MARCOS PAULO

    ResponderExcluir
  3. SE A PF BATER EM CADA SECRETARIA O ROMBO É GRANDE TEM
    SECRETÁRIO RINDO COM O VENTO LAVAGEM DE DINHEIRO NA LUZ DO DIA

    PACHECO

    ResponderExcluir
  4. Atalaia pra ser sincero eu já esperava isso meu irmão.
    Voce tira pelos secreta´rios dessa prefeitura e os vereadores que apoiam Josemar´-todos corruptos.Bernardo Contador

    ResponderExcluir
  5. Estão podres de rico só no esquema FORA JOSEMAR, PAÇO NÃO MERECE ISSO!
    JJ

    ResponderExcluir
  6. Quem diria, logo ele que falava tanto da Bia e dizia que seu governo seria a MUDANÇA e que seria altamente transparente. Realmente, porque não se vê nada, nenhuma obra, o povo sem emprego, sem apoio, ou seja, abandonado. Saudades dos Arosos

    ResponderExcluir
  7. Isso é o começo .. E o escandalo da secretaria que gastou milhoes so com buffet?
    Quem lembra do trio eletrico de 27 mil a hora? o secretário é augusto, parente de marconi..
    Esse mato não é de coleho meu irmao, tem dedo de dinossauro na historia. Paulo Rangel,

    ResponderExcluir
  8. Ora Josemar construiu o 2º prédio da faculdade na av. 14 rapidinho! Vocês não lembram? Só cego que não ver, até que acreditava nesse cara, mas uma vez quebrei cara, político vagabundo e ladrão! Não faz nada pra privilegiar o Maiobão e o Paço.

    ResponderExcluir
  9. Esses prefeitos compram mansões fora do bairro pra fugir das responsabilidades.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB