terça-feira, 8 de abril de 2014


Weverton Rocha quer empurrar de goela abaixo como vice de Flávio Dino, um desconhecido empresário de Balsas

Por Elder Carvalho

ANB Online



Ontem à noite (7) o que seria a primeira reunião do diretório do PDT se transformou num teatro armado pelo presidente estadual Julião Amim e pelo secretário geral Deputado Federal Weverton Rocha, além da torcida organizada ligada a ambos, segundo ANB Online foi informada por membros do partido que apesar de não quererem se manifestar publicamente saíram de lá descontentes com o desfecho que acreditam não será nada bom para o candidato Flávio Dino e demais partidos da oposição. 


Segundo nos disseram, Weverton e Julião armaram uma encenação para referendar decisão arquitetada por eles sobre a indicação do empresário de Balsas Márcio Honaiser para compor a chapa com Flávio Dino (PCdoB). 


A reunião comandada com mão de ferro pela turma de Weverton determinou que fossem ouvidos os quatro pré-candidatos a vice pelo PDT, ou seja, Márcio Honaiser, Deoclides Macedo, Rosângela Curado e Sandra Torres. 

weverton rocha Extorsão no Ministério do Trabalho: Weverton Rocha é acusado de cobrar propina de ONGs para liberar repasses
Weverton Rocha: fazendo do PDT maranhense uma grande balada
O primeiro a falar foi Deoclides Macedo, o qual afirmou não ter veto a nenhum nome, mas que a escolha de um vice dependeria  da convergência de outros partidos aliados, pois a composição de chapa majoritária nunca é um ato isolado de um partido, disse ele. Tem que ser ouvido o próprio candidato a governador e tem que ter uma participação mais ampla de vários espectros políticos do partido e outros partidos aliados, explicou Macedo. 

Em seguida, falou Márcio Honáiser e se apresentou como empresário ligado ao partido, e que foi candidato em 1998 a deputado estadual. Disse que sua proposta é representar o PDT no governo de Flávio Dino. 


Rosângela Curado apresentou-se com novidade na política de Imperatriz e que tem disposição para ajudar na eleição de Flávio Dino. Acrescentou que não tem pai nem mãe política, que era do outro lado, mas que agora está disposta a lutar por uma política limpa, uma política que defenda os interesses dos menos favorecidos. Rosângela é odontóloga e que sua área de atuação é a saúde, foi secretária de saúde de Imperatriz e tem experiência de sobra nessa área.


Manifestou-se também Sandra Torres e disse que seu foco seria a representação da mulher, que constitui mais de 50% do eleitorado maranhense e brasileiro, mas que é muito pouco representada na política. Sandra tem militância na área social, é assistente social de formação, foi vice-prefeita de São Luís, assessora do ex-governador Jackson Lago, militante no PDT desde os bancos acadêmicos e desde que chegou no Maranhão para estudar vindo do Piauí.

PDT te deu "asas"???
O pretenso vice de Flávio, Márcio Honáiser(camisa listradinha): ilustre desconhecido
Em seguida, falou o Ministro Edison Vidigal defendendo cautela na escolha do vice, e que a idéia deveria ser amadurecida mais, pois numa primeira reunião do diretório não se deveria tomar decisão precipitada, especialmente considerando as mudanças últimas ocorridas na política do estado. 


Em seguida, falou o prefeito de Barreirinhas Léo Costa, no mesmo sentido de Vidigal, ou seja, de que o partido deveria ter cautela na indicação do vice, assegurando que “se a vaga é nossa não há necessidade de precipitação”. Disse ainda que era necessário ouvir o candidato a governador Flávio Dino e os outros partidos da coalização de forças.


Léo Costa questionou ainda que a chapa majoritária “já tem Roberto Rocha que é de Balsas, e agora terá também Márcio Honáiser também de Balsas? E as outras regiões?”

Em seguida falou o vereador de São Luis Ivaldo Rodrigues (PDT) defendendo a escolha imediata do vice, outros vereadores do interior, o secretário municipal Raimundo Penha, o ex-vereador Renato Dionísio, todos no sentido de que a escolha deveria ser imediata, o que não é estranho, pois sempre assinam embaixo das decisões de Weverton Rocha.


O ex-prefeito de Timon Chico Leitoa também defendeu que o nome fosse escolhido, mas não naquela reunião, pois não havia amadurecimento da questão ainda no partido.

O membro Moacir Feitosa disse que não tinha condições de decidir naquele momento e, por isso, defendeu que a questão fosse encaminhada mais a frente e que se buscasse um entendimento para não rachar o partido.

Curado é apontada como uma das grandes lideranças da região tocantina.
Rosângela Curado: preterida na formação de chapa
Ao final o ex-prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo fez novo apelo para que a decisão não ocorresse naquelas condições, ressaltando que a representação de pouco mais de 20 municípios presentes era insuficiente para que se tomasse uma decisão dessa envergadura sem uma articulação mais ampla dos demais municípios do estado. Deoclides então retirou seu nome da discussão e disse que não estava de acordo em ir para uma disputa dessa natureza. Em seguida, retirou-se da reunião e foi acompanhado por vários outros membros do partido.


Por último, Weverton Rocha falou novamente e reafirmou que o nome deveria ser escolhido logo, que o deputado Carlos Amorim de Imperatriz teria declarado apoio ao empresário de Balsas Márcio Honáiser, e que seu candidato era o próprio Márcio Honáiser. Estranhíssima a posição de Amorim de quem estão falando coisas impublicáveis, mas que teriam influenciado na mudança de sua preferência a favor de Honaiser.


“As pessoas efetivamente representativas do partido, ou seja, Léo Costa, o único prefeito do partido presente, os ex-prefeitos Deoclides Macedo e Chico Leitoa, foram vencidos pela turma do Deputado Federal Weverton Rocha e Julião.”, diz um membro do PDT, reafirmando que  “tudo não passou de uma encenação previamente preparada. Mais um equívoco de pessoas que entendem que representam o PDT maranhense”.


Desde a morte de Jackson Lago o PDT não se encontrou ainda e trilha por um caminho de menosprezo a quem efetivamente tem voto. O PDT estadual tem sido dirigido na marra, num faz de conta democrático, por uma maioria com voto no diretório, todos colocados por Weverton e Julião, maioria dessa rapaziada com poucos ou sem votos nas urnas eleitorais e sem representativa política.


Um pedetista histórico da Capital, que não quis se identificar, disse que: “O PDT maranhense depois da morte de Jackson entrou numa fase autofágica, e dificilmente indicará o vice na chapa de Flávio”.




0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB